Os benefícios dos Jogos de Tabuleiros nas crianças

//Os benefícios dos Jogos de Tabuleiros nas crianças
jogos de tabuleiros crianças gymboree

A vida frenética,  o stress do trabalho são apenas algumas das coisas que acontecem aos Pais diariamente. Isto acaba por limitar o tempo que se passa com os filhos. Por isso, é importante resgatar as clássicas brincadeiras dos jogos de tabuleiro em família.

Leia aqui quais são os benefícios dos jogos de tabuleiro para crianças.

 

 

Melhoram as relações sociais

Os jogos geram, tanto em crianças como nos Pais, alguma competitividade mas também espírito de equipa. Apesar de poder existir apenas um vencedor, se se focar na diversão e nas aprendizagens do jogo, ninguém perde no final das contas.

Essa socialização será capaz de gerar comportamentos e noções de cooperação, autocontrolo e honestidade. Transferindo isto para o ambiente escolar, gera facilidade na compreensão de conteúdos e no processo comunicativo das crianças.

 

É muito positivo para o cérebro

De acordo com a neurociência, atividades de lazer como os jogos de tabuleiro estimulam as conexões cerebrais e podem retardar o surgimento de doenças degenerativas como o Alzheimer.

Esses jogos moldam a forma de raciocínio devido ao poder de concentração que exerce em quem joga.

O xadrez, por exemplo, tem a capacidade de construir um pensamento crítico, disciplina, paciência e análise das consequências. Para além de exercitar a memória e competências de tomadas de decisão.

 

Estimula a aprendizagem

Os jogos de tabuleiros podem-se tornar fundamentais no desenvolvimento e na formação das crianças pelas suas características lúdicas e pela sua importância pedagógica.

O famoso Monopoly pode proporcionar o gosto pela matemática, por exemplo, pelo simples facto de ensinar como lidar com o dinheiro e com orçamento.

 

 

Uma interação que transcende o virtual

Nos dias de hoje e com o excesso de tecnologia tão presente, é importante controlar o risco de se perder o contato com os outros.

 

Os jogos de tabuleiro servem de estímulo psicológico para as crianças, ao mesmo tempo que permitem reconhecer e enfrentar certas emoções. Por serem jogos que envolvem outras pessoas, contribuem para a sua relação com os outros. Tudo isto misturado com muitas risadas e um bom ambiente.

 

 

É preciso lembrar que os jogos dependem da idade das crianças, e existem jogos feito para todas elas. Apesar de qualquer diferença de idade, todos têm em comum a finalidade de todos se divertirem de maneira saudável.

Entre eles estão os mais clássicos como o xadrez, as damas e também o dominó, que ensinam as crianças a pensar e estabelecer estratégias e procedimentos para atingir determinados objetivos.

Outro clássico trata-se das Palavras Cruzadas ou Scrabble. Esse jogo contribui para ampliar o vocabulário e ajuda a descobrir novas palavras e os seus significados.

Boas Brincadeiras!

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.