Dicas para um fim de semana de Outono em família

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O verão acabou, mas os dias bons e amenos ainda não foram embora! É uma boa oportunidade para fazer passeios em família e aproveitar os cenários bonitos desta época do ano. Saiba quais as melhores dicas para um fim de semana de Outono em família!

Esteja no campo ou na cidade aproveite, não somente mas também, o fim de semana ao ar livre. É altura de sair de casa e respirar. Tirar os olhos da televisão e olhar ao redor. Desligar o computador e conectar-se com a Natureza.

Como podemos aproveitar um dia de Outono da melhor maneira?

Mantendo-se a tradição, com a chegada do Outono, as árvores de folha caduca seguindo o seu processo fisiológico começam, por isso, a perder a folha, criando coloridos mantos pelas ruas e parques. As árvores ficam “despidas” deixando visível toda a sua copa.

O Outono é, assim, a altura para ver as árvores mudar de cor, testemunhar a sua passagem de verde para uma incrível paleta de cores que vão do amarelo ao vermelho, passando por tons de dourado e castanho. Para aqueles que gostam de plantas, conhecer as variações de uma árvore, é um passatempo e tanto. Por que não começar por aí?

Sair à rua e passear pela Natureza é uma actividade para toda a família. Durante o passeio desperte ainda mais a curiosidade do seu filho. Conhecem bem as árvores? Que nomes têm? Que folhagem apresentam? Conseguem combinar as folhas que encontram com as árvores pelas quais passam?

Sugestões de Outono!

Vamos recolher folhas?

Dicas para um fim de semana de Outono em família 1Dicas para um fim de semana de Outono em família 2Dicas para um fim de semana de Outono em família 3

Por que não escolher uns belos exemplares de folhas caídas para levar para casa? São grátis, e há inúmeras actividades que se podem fazer com folhas, portanto, toca a activar essa criatividade:

  • Pintar as folhas e utilizá-las como carimbos em papel, tecido ou, quiçá, na parede? (Ups!)
  • Aproveitar as texturas e colar as folhas à parte de trás de um papel, posto isto, com lápis de cera pintar por cima e, assim, descobrir as suas formas.
  • Simplesmente colocá-las dentro de um livro para, possivelmente, mais tarde recordar!
  • Fazer objectos decorativos e presentes (Imaginação a trabalhar).
  • Desenhar os seus contornos em papel…
  • Fazer colagens com várias folhas!
  • Construir um espanta-espíritos com as folhas mais resistentes, boa ideia?
  • Criar personagens. Compre olhos adesivos, desenhem as bocas e, logo, vejam o quão divertidas poderão ser as “pessoas folha”!
  • Usar fita cola ou fio de côco para unir várias folhas numa corrente, pendurá-las junto ao vidro e, surpreendentemente, terão uma decoração bonita e original na janela da sala!

Têm um escorrega em casa? Se recolher um grande número de folhas pode pô-las no final do escorrega e deixar que o seu filho desça direitinho a elas, numa espécie de mini parque de diversões, animação garantida providenciada pela Natureza.

As hipóteses não acabam! E que bom que é brincar com o que a Natureza nos dá!

Dicas para um fim de semana de Outono em família!

Fuja à rotina e ao ritmo do dia a dia. É importante os pais envolverem-se na brincadeira das filhos, dentro e fora de casa. Os adultos às vezes esquecem-se que não é só dizer “façam”, “vão”, “experimentem”. Os pequenos precisam de quem dê o primeiro passo, portanto, que o adulto dê o exemplo!

Alinhe então nos desafios propostos, as dicas para um fim de semana de Outono em família não só o ajudarão a relaxar como unirão a família, e ajudarão estimular a criatividade e a imaginação das crianças. Enquanto envolvidas pela Natureza vão aprendendo sobre aquilo que as rodeia.

Finalmente, as actividades deste género ajudam no desenvolvimento físico, cognitivo e artístico. Já para não falar que, nestes passeios por montes, vales e parques, além das muitas histórias que poderão contar pelo caminho, serão criadas recordações inesquecíveis para toda a família!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top