Top 10 Brincadeiras Bebés 6 a 10 meses
Descubra as 10 melhores brincadeiras e estímulos para fazer com o seu bebé dos 6 aos 10 meses, com a garantia do Gymboree Play&Music! https://bit.ly/1ofertamae
Entre os 6 e os 10 meses de vida, os bebés estão muito ocupados a tentar adquirir competências que lhes permitam ter impacto no mundo.
Começam a compreender como funciona o mundo, a noção causa-efeito e relacionarem-se com os outros. As brincadeiras com exploração das rampas, túneis e escorregas, promovem o desenvolvimento de capacidades motoras como a força e o equilíbrio, tão necessários para que o bebé consiga gatinhar, pôr-se e ficar de pé e caminhar.
Gostaria de ver alguma brincadeira em particular? Clique nos links em baixo e divirtam-se muito!
Brincadeiras 00:00
Brincadeira #1: Os túneis lá de casa 00:41
Brincadeira #2: Caixas e rolamentos 01:16
Brincadeira #3: Escorregas caseiros 02:22
Brincadeira #4: Andar a cavalo 03:26
Brincadeira #5: Jogo da corda 05:13
Brincadeira #6: 1, 2, 3 Saltar! 05:56
Brincadeira #7: Brincar com esponjas 07:01
Brincadeira #8: Gatinhar lado a lado 07:58
Brincadeira #9: Rocas caseiras 08:48
Brincadeira #10: Túneis de pano 10:56
Olá, o meu nome é Catarina e hoje venho-vos mostrar 10 brincadeiras para os bebés entre os seis e dois meses.
O principal objetivo nesta fase, é o fazer a conhecer, através da noção, causa e efeito.
Os bebés, nesta fase tentam explorar as rampas, os túneis, para adquirirem a força e o equilíbrio, para posteriormente conseguirem se colocar em pé e andar.
Comunicam com os adultos, através de apenas sons ou canções que vamos cantar para eles.
E estas são 10 brincadeiras para este nível.
Vamos fazer túneis para o nosso bebé explorar, se não tiver algum túnel aí em casa, pode construir com uma cadeira e com uma manta por cima vamos fazer com que o nosso bebé comece a gatinhar e a explorar o nosso túnel.
E se o seu bebé em caso de se mostrar receoso, pode colocar alguns objetos que o atraem para que consiga explorar o nosso túnel, por exemplo aqui temos algumas bolas ou pode ser um peluche ou algum instrumento que faça som para que atraia o bebé a explorar este túnel.
Nesta brincadeira, vamos precisar de um carrinho ou mais hoje, ou de algum objeto que role.
Então vamos precisar de uma caixa de sapato.
Vamos começar por recortar, as extremidades da caixa de sapatos, ou se quiser simplesmente abrir a caixa de sapatos.
E vamos rolar o carrinho por dentro deste túnel imaginário, e vamos perceber como é que a criança antecipa, a saída do carrinho pelo outro lado do túnel.
Empurre gentilmente o carrinho, para que fique dentro deste túnel e perceba como é que a criança reage, ao reparar que o carrinho ficou lá dentro e não saiu.
Será que a criança tenta alcançar e vai procurar o carrinho dentro do túnel?
Ou então, será que ela espera que ele saia.
Podemos também, rolar mais um carrinho gentilmente, e ver se ele fica também dentro do túnel.
Podemos perguntar:
Onde estão os carrinhos? Será que os consegues encontrar?
Perceba como é que reage a sua criança a esta brincadeira com a descoberta do objeto e da antecipação.
Vamos criar escorregas em casa e vamos arranjar alguma almofada e um sofá, ou então uma mesa ou uma tábua de passar a ferro e vamos apoiar de forma segura, em algum sítio, neste caso temos um banco, mas pode apoiar ou no sofá ou numa mesa.
E vamos também precisar de uma manta para que o nosso bebé consiga escorregar mais facilmente pelas nossas rampas ou pelo nosso escorrega.
Trabalhando o nosso ritmo dinâmico em movimento.
E colocamos o nosso bebé de barriga para baixo. Seguramos bem o nosso bebé e depois podemos puxar a manta, para que ele deslize. Sempre em contacto com o nosso bebé para que ele nos consiga ver.
E podemos repetir.
Pomos a manta lá pra cima e depois escorregamos devagarinho, devagarinho, para que ele ganhe confiança.
Depois pode puxar a manta mais rapidamente.
Com esta brincadeira vamos trabalhar o equilíbrio.
E apenas precisamos de uma cadeira ou de um banco.
E como é que nós podemos trabalhar o equilíbrio da criança através desta brincadeira?
Sentamos numa cadeira e colocamos nosso bebé virado para nós, nas nossas pernas e com os nossos indicadores colocamos nas mãos do bebé para que ele nos agarre.
E podemos cantar uma canção do cavalo, e balançar nas nossas pernas para cima e para baixo.
A cavalo a cavalo a cavalo eu vou! A cavalo a cavalo a cavalo eu vou! A cavalo a cavalo a cavalo eu vou! Pela estrada fora eu vou!
E quando acabamos a nossa canção do cavalo, levantamos e deixamos o bebé escorregar pelas nossas pernas.
E estamos a trabalhar o equilíbrio.
Veja como é que a sua criança reage ao descer pelas suas pernas. Se tenta subir, se tenta agarrar com os braços e não apenas os nossos indicadores.
E depois podem voltar à posição centrada e continuar o vosso passeio a cavalo.
Podemos fazer o nosso passeio mais rápido e descer mais rápido pelas nossas pernas. Ou mais lentamente.
Perceba também do que é que a sua criança prefere. Se gosta de um passeio mais lento, ou se de um passeio mais rápido.
A cavalo a cavalo a cavalo eu vou! A cavalo a cavalo a cavalo eu vou! A cavalo a cavalo, a cavalo eu vou, pela estrada fora eu vou!
E assim estamos a trabalhar o equilíbrio do nosso bebé.
Depois fazer o jogo da corda. Por isso, vamos precisar de uma fralda de pano ou de um cobertor.
Sente-se no chão com o seu bebé e dê a ponta da fralda de pano ou do cobertor para que ele a agarre.
Do outro lado, vai puxar ligeiramente a corda até que perceba que o seu bebé também a pare de puxar. Se ele a puxar, aumente ligeiramente a força que puxa a corda para o seu lado para aumentar a resistência.
Estes jogos suaves de força desenvolvem a parte superior do tronco do seu bebé e também a sensação de sucesso.
E por fim. Veja quem puxa mais a corda e vá dando sempre feedback positivo ao seu bebé para que ele tenha essa sensação de sucesso.
Hoje vamos trabalhar a antecipação dos sistema que estimula o nosso bebé, com o saltar. Vamos colocar o nosso bebé sentado contra o nosso peito e vamos tornar umas repetições tranquilizantes e também uma pitada de surpresa.
Vá cantando mais rápido, ou mais lento consoante o bebé para tornar estas supresas ainda mais divertidas.
E fazemos um-dois-três. Saltar!
Vamos lá bebé de novo.
Mais lento agora.
Um-dois-três. Saltar! Boa.
E dando sempre feedback positivo e também percebendo como é que o bebé reage a estas surpresas do saltar e também do saltitar com estas repetições do balançar das nossas pernas.
E também podemos fazer, mais rápido.
Um-dois-três. Saltar!
E hoje vamos trabalhar o tato e a força das mãos do nosso bebé.
E vamos espremer esponjas.
Vamos precisar de um alguidar e várias esponjas ou então mesma hora do banho pode fazer esta brincadeira.
Dê ao seu bebé, várias esponjas para que ele esprema. Ao espremer a água o bebé vai trabalhar a sensação de tato e também a força nas mãos.
E pode sempre ajudar. E salpicar o seu bebé, que também dá uma sensação muito refrescante.
E inicialmente, pode ajudar, para que ele perceba o que tem de fazer, qual é o objetivo de apertar as esponjas.
E se tiver alguma esponja de outras texturas, ainda melhor para a sensação do tato do nosso bebé e vamos espremendo as nossas esponjas no alguidar. Também podemos fazer as nossas sensações refrescantes com os salpicos. São tão fresquinhos!
Vamos gatinhar com o nosso bebé.
Muitos bebés, acham divertido seguir os pais pela casa a gatinhar.
Por isso, faça a vontade ao seu explorador e gatinhe com ele.
Pode, inicialmente também usar algum objeto que se o seu bebé, começar agora a gatinhar para que ele o consiga alcançar, ter que forçar este gatinhar.
Se o seu bebé já for muito explorador, então não precisa de nenhum objeto e basta divertir-se e gatinhar com ele.
Se tiver ajuda aí em casa, pode sempre colocar o seu bebé nas costas enquanto gatinha e fazer o som de algum animal, como um cavalo e ele certa maneira colocando em cima das suas costas, também está a trabalhar o seu equilíbrio dinâmico, equilíbrio em movimento.
Divirtam-se nesta exploração pela sua casa ou pelo seu quintal…
Vamos abanar, trabalhando a audição e a noção causa-efeito do nosso bebé. E por isso vamos precisar de rolhas de caixas de tampas.
Podemos também por colheres ou blocos de madeira.
Assim alguns objetos de dimensões grandes para apropriarmos ao nosso brr…
E por isso vamos precisar de uma caixa de plástico e de tampas ou então blocos de madeira ou colheres que tenha em casa e vamos colocar dentro da nossa caixa. Assim, objetos de dimensões apropriadas para o nosso bebé.
Vamos colocar dentro da nossa caixa, também trabalhar a coordenação hormonal, ao pedir ao bebé que coloque os objetos dentro da caixa.
Pode também ir colocando ou fazer a sua roca para crianças crescidas, uma para si e outra para a sua bebé.
E depois brincarem com esta música.
Podemos colocar… Aqui nós só temos as tampas.
E depois fechamos a nossa caixa e vamos divertir-nos com a música. Com a nossa roca.
E vamos abanar.
E parar para perceber se o bebé consegue perceber quando abana e faz um som e quando para, perceba se o seu bebé procura o som, e tenta ele abanar a sua roca.
E abanamos.
Abana, abana, abana! Abana, abana, abana! Abana, abana, abana, abana, abana sem parar!
Stop!
E ao parar, estamos a trabalhar a noção-causa-efeito.
Que quando abanamos, fazemos o som. E quando paramos, há a ausência do som.
O seu bebé gosta de abanar mais rápido?
Então abane mais rápido ou então mais lentamente, como o seu bebé preferir e divirtam se com estes sons de rocas para crianças muito crescidas.
E hoje vamos explorar um túnel de pano ou de tecido.
E temos estes túneis articulados disponíveis a lojas de brinquedos especializados.
E explorar um túnel é sempre muito divertido, tanto para os bebés que começaram agora a gatinhar, como os bebés mais experientes nesta arte, que tanto gostam de explorar a casa a gatinhar.
Passar por um túnel articulado, permite ao bebé ter uma noção do espaço e se colocar uma bola ou o objeto que o seu bebé mais gosta, no fim.
Ele percebe que quando chegar ao fim deste túnel terá um prémio no fim.
Se quiser também gatinhar com ele dentro do túnel, torna esta brincadeira ainda mais divertida. E também, ao túnel ser demasiado escuro, permitirá ao bebé trabalhar o seu receio de sítios e locais mais escuros.
Será que o seu bebé gosta de passar por este túnel de pano? Ou se nem é necessário colocar diferentes objetos que gosta lá dentro, para estimular este gatinhar pelo túnel.
Divirta-se e perceba como é que o seu bebé reage a esta brincadeira de explorar um túnel de pano.
Boas brincadeiras!
Ah..fim, ah…
Não se esqueça de subscrever este canal para terem acesso a diversos vídeos sobre diversos assuntos. E estejam atentos às próximas brincadeiras.
E claro, divirtam-se com o seu bebé. E sempre boas brincadeiras!
Subscreva o nosso canal e ative as notificações em: https://bit.ly/gymbopt
Espreite também o nosso canal Gymbo4Kids com conteúdos exclusivos para crianças em: https://bit.ly/gymbo4kids
Visite o nosso site – http://www.gymboreeclasses.pt