Tomar decisões faz parte do crescimento

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Crescer

Há cada vez mais meninos que dizem que não querem crescer. Porquê? Os adultos andam constantemente aborrecidos, tensos, angustiados e rabugentos e eles não querem ser assim. A própria linguagem verbal dos pais, frequentemente centrada nas críticas em detrimento do elogio, favorece a dependência. Discursos como “Quem te mandou fazer isso?”, “Alguém te perguntou alguma coisa?”, “Nunca estás quieto.” ou “Isso não é assim que se faz, és um desastre.”, são frequentes. Este tipo de verbalizações passa à criança a mensagem de que é melhor não experimentar do que tentar e falhar.
O melhor que se pode dar às crianças é a confiança necessária para enfrentar desafios e coragem para, sozinhas, tentarem encontrar soluções para os “problemas” que vão surgindo. Se a relação com a criança for equilibrada, positiva, segura, onde impere o amor, a paciência, o respeito e onde existam limites e regras definidos, mais facilmente assistiremos ao desenvolvimento harmonioso da criança. A estimulação da autonomia e da responsabilidade implica comunicar à criança que se confia nas suas capacidades e que se valorizam as suas competências, o que pode ocorrer, por exemplo, através do elogio ou de tempos de atenção. Deve permitir-se que a criança faça, sem ajuda, as coisas que é capaz, mesmo se não as fizer de forma equivalente a nós, adultos. Para se aperceber da sua auto-eficácia a criança tem que passar pela experiência de fazer. Só assim ela acreditará no seu potencial e aprenderá a crescer cada vez mais independente e a gostar mais de si própria.
I.M.
Crescer
Crescer
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top