Tomar decisões faz parte do crescimento

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Facebook
WhatsApp
Email

Crescer

Há cada vez mais meninos que dizem que não querem crescer. Porquê? Os adultos andam constantemente aborrecidos, tensos, angustiados e rabugentos e eles não querem ser assim. A própria linguagem verbal dos pais, frequentemente centrada nas críticas em detrimento do elogio, favorece a dependência. Discursos como “Quem te mandou fazer isso?”, “Alguém te perguntou alguma coisa?”, “Nunca estás quieto.” ou “Isso não é assim que se faz, és um desastre.”, são frequentes. Este tipo de verbalizações passa à criança a mensagem de que é melhor não experimentar do que tentar e falhar.
O melhor que se pode dar às crianças é a confiança necessária para enfrentar desafios e coragem para, sozinhas, tentarem encontrar soluções para os “problemas” que vão surgindo. Se a relação com a criança for equilibrada, positiva, segura, onde impere o amor, a paciência, o respeito e onde existam limites e regras definidos, mais facilmente assistiremos ao desenvolvimento harmonioso da criança. A estimulação da autonomia e da responsabilidade implica comunicar à criança que se confia nas suas capacidades e que se valorizam as suas competências, o que pode ocorrer, por exemplo, através do elogio ou de tempos de atenção. Deve permitir-se que a criança faça, sem ajuda, as coisas que é capaz, mesmo se não as fizer de forma equivalente a nós, adultos. Para se aperceber da sua auto-eficácia a criança tem que passar pela experiência de fazer. Só assim ela acreditará no seu potencial e aprenderá a crescer cada vez mais independente e a gostar mais de si própria.
I.M.
Crescer
Crescer
Facebook
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.