Sentar e contar histórias

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

sentar e contar histórias
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sentar! (0-6 meses)

A partir do 4º mês, os bebés passam a controlar a cabeça de forma mais eficaz, o que permite brincadeiras na posição de sentado, sempre com ajuda e apoio (por exemplo, sentando o bebé encostado a um adulto ou utilizando a almofada de amamentação). 

Nesta posição, o bebé pode ser incentivado a sustentar o pescoço, dando-lhe as mãos e balançando-o delicadamente para frente e para trás.  

As brincadeiras com guizos e chocalhos continuam a ser uma boa fonte de estímulo. Escolha um guizo colorido (de forma a trabalhar também a visão) e abane de um lado para o outro, de baixo para cima, para a frente e para trás.  – o bebé irá acompanhar os seus movimentos, trabalhando-se a componente auditiva e a perceção de profundidade visual.

 

Contar histórias (6-10 meses)

A leitura de histórias deve ser introduzida na rotina dos bebés logo desde muito cedo. Nesta fase, o objetivo é a interação com o bebé, que nos vai mostrar várias reações aos aos diferentes estímulos que vai receber.

 Use livros com texturas, imagens e sons. 

Conte a história fazendo muitos sons diferenciados e use e abuse das expressões faciais exageradas. O seu bebé vai gostar!

 

E descer? (10-16 meses)

Os bebés adoram trepar e, depois de começarem a gatinhar, rapidamente se tornam verdadeiros especialistas na arte da escalada. E se para subir a agilidade vem com facilidade, quando precisam de descer a história é bem diferente. É bastante típico que tentem descer de cabeça, o que pode ser bastante perigoso!  É importante ensinar desde cedo a forma correta para descer em segurança – de barriga para baixo e virados de costas, de forma a colocar primeiro os pés no chão. 

Para esta brincadeira pode utilizar almofadas, cobertores dobrados ou até mesmo o sofá, desde que coloque alguma proteção à frente, de forma a amparar uma eventual queda.

 

Garrafas barulhentas (16-22 meses)

Encha algumas garrafas com diferentes materiais (um pouco de arroz, areia, açúcar, massa…) e coloque-as em fila. Coloque o seu bebé em frente, um pouco distante, com uma bola. 

Incentive-o a lançar a bola para derrubar as garrafas barulhentas, exemplificando primeiro. Converse com o seu bebé sobre os sons que as garrafas barulhentas fazem ao cair.

Este tipo de atividades potencia a coordenação olho-mão e desenvolve a capacidade de resolução de problemas.

 

Visita ao “jardim zoológico” (22-28 meses)

Convide o seu pequenote a fazer uma visita ao jardim zoológico sem sair de casa. 

Peça-lhe que se estique o mais alto possível como uma girafa, que corra rápido como um leopardo, que ruja sonoramente como um urso, que trepe rápido como um macaco. 

De que outros animais ele se consegue lembrar?

Observe-o a assumir as características de cada animal, ao mesmo tempo que trabalha a sua criatividade e pensamento simbólico. Não se esqueça de se juntar à brincadeira também!

 

Inventar uma história (28-36 meses)

Agrupe 5 ou 6 folhas em branco. Peça ao seu filho para lhe contar uma história, e escreva as frases em cada uma das folhas. De seguida, peça ao seu pequenote para ilustrar a histórias. 

Esta atividade tão simples e tão divertida estimulam a linguagem e o pensamento lógico e criativo, trabalhando ainda competências temporais e sequenciais (“o que acontece depois?”).

 

Tiro ao alvo em casa!  (3-5 anos)

Encha uma garrafa de plástico até meio com areia ou arroz cru e encha outra garrafa (do mesmo tamanho) quase até cima. 

Coloque estas e uma garrafa vazia (novamente, do mesmo tamanho) numa pequena mesa colocada no exterior.

 Dê à sua criança uma bola e veja se esta consegue derrubar cada uma das garrafas. Observe a sua pontaria, e veja como ela calcula a distância e decide com quanta força deverá atirar a bola!

 Para um desafio adicional, embrulhe cada uma das garrafas em papel de alumínio para que esta tente adivinhar qual é a mais pesada.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top