Saiba como proteger as crianças do calor

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

calor crianças verão praia
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Todos gostamos de um dia de Verão em cheio, com muito sol e calor. Desde miúdos que sabemos, por instinto, que apanhar sol e estar ao ar livre faz bem à saúde. Sabemos também que nos devemos expor ao sol com moderação, para evitar danos futuros.

Tal como os adultos, as crianças também adoram brincar ao sol, correr na areia e passar tardes inteiras no parque infantil. No entanto, o calor extremo pode fazer com que os mais pequenos adoeçam. Por isso, é extremamente importante proteger as crianças das temperaturas elevadas e, assim, evitar o perigo de insolação.

Procure um local com ar condicionado

Se a sua casa não tem ar condicionado, procure um local próximo que tenha. As bibliotecas, os museus ou mesmo os centros comerciais podem ser excelentes locais para se refugiar com as crianças nas horas de maior calor.

Mantenha-as hidratadas

Encoraje os seus filhos a beber água de forma regular e tenha-a disponível em quantidade suficiente – mesmo antes de eles ficarem com sede. Em dias quentes, os bebés que ainda são amamentados podem receber uma dose extra de leite materno em biberão.

No entanto, não devem beber água, especialmente nos primeiros seis meses de vida. Os bebés que são alimentados com fórmula (leite em pó) podem beber uma quantidade maior.

Vista-lhes roupas leves

Em dias quentes, os miúdos devem usar roupas claras e leves. Os tecidos devem ser respiráveis, de forma a potenciar a evaporação do suor, uma vez que a capacidade de sudação das crianças é muito menor do que a dos adultos.

Descansem em família

Planeie o seu dia de forma a deixar mais horas extra para relaxar. O calor faz com que tanto as crianças como os adultos se sintam mais cansados.

‘Refrescar’ é a palavra de ordem

Quando o seu filho se sentir com calor, dê-lhe um banho com água fresca ou use um spray de água termal para o ajudar a refrescar. Nadar é também uma ótima forma de baixar a temperatura corporal enquanto se faz uma atividade física.

Previna os danos provocados pelo sol

Todos sabemos que devemos usar protetor solar, reforçar a aplicação amiúde e não estar exposto ao sol nas horas de maior calor. Esses cuidados devem ser reforçados quando há crianças. Pense duas vezes se vale mesmo a pena sujeitar as crianças a estar na praia debaixo de sol escaldante… por muito agradável que lhe pareça a ideia.

Dúvidas? Aqui fica o Relógio Solar da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.

Saiba como proteger as crianças do calor 1

Faça perguntas!

Se vai deixar o seu filho com um babysitter ou num campo de férias, informe-se sobre os cuidados relativos à exposição ao sol e ao calor. Isto é particularmente importante se houver atividades ao ar livre ou exercício físico.

Sinais de alerta

​Se o seu filho apresentar algum destes sintomas, deve entrar imediatamente em contacto com o pediatra
  • tonturas
  • cansaço extremo
  • dores de cabeça
  • febre
  • sede intensa
  • um período demasiado longo sem urinar
  • náuseas
  • vómitos
  • respiração mais acelerada do que o normal
  • dormência ou ‘formigueiro’ na pele
  • dores musculares
  • espasmos musculares

Nota final: o calor pode ter também efeitos nefastos na saúde psicológica dos mais pequenos. As crianças podem ficar ansiosas ou inquietas quando as temperaturas estão mais elevadas e estão confinadas a espaços fechados.

Planeie antecipadamente atividades e jogos dentro de casa e reduza ao máximo o tempo de exposição à TV/tablet/telemóvel.

Siga-nos no Facebook e no Instagram

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top