Role a bola!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

role a bola
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Role, role, role a bola! (0 aos 6 meses)

Empurre suavemente algumas bolas na direcção do seu bebé enquanto este está sentado. Ele tenta alcançá-las? Bate umas contra as outras? Ou põe-as na boca? Ele está a mostrar-lhe como agora age com uma intenção, tentando alcançar e agarrar, cuidadosamente, as bolas que
giram à sua volta. Poderá necessitar de algumas tentativas para conseguir agarrar as bolas. Quando for bem sucedido, ele sentirá um grande sentido de competência, por isso proporcione-lhe apenas a ajuda necessária para que ele atinja o objectivo por si próprio. Levantar-se também ajuda a desenvolver o equilíbrio e a força corporal da parte superior do corpo, capacidades essenciais para que aprenda a andar.

 

Passeio na Lua (6 aos 10 meses)

Faça um passeio na Lua. Coloque almofadas de espuma (de cadeiras ou sofás) no chão e cubra-as com um lençol. Incentive o seu bebé a gatinhar por cima da “superfície lunar”. Os bebés mais novos, que ainda não gatinham, podem ficar de bruços com os braços e a cabeça por cima da almofada, podendo fazer força com os braços, em preparação para gatinhar.

 

Será que cabes? (10 aos 16 meses)

Junte algumas caixas de cartão – algumas suficientemente pequenas para que o seu filho não caiba lá dentro e outras suficientemente grandes para que se possa sentar no interior. Para fortalecer a sua noção de consciência espacial, alinhe as caixas e pergunte ao seu filho “Será que cabes?”
Deixe-o experimentar entrar em cada caixa para ver se cabe. Esta é, também, uma excelente actividade de resolução de problemas.

 

Construa um jogo do “tubo em pé” (16 aos 22 meses)

Recolha diferentes rolos de papel de cozinha e uma caixa de sapatos. Recorte diversos buracos redondos na caixa de sapatos, suficientemente grandes para serem atravessados pelos tubos. Depois, dê à criança a caixa e os rolos e observe como ela tenta enfiar os tubos na caixa.

 

Brinque a um jogo da “Luz vermelha, Luz verde” (22 aos 28 meses)

Recorte sinais de papel colorido verde e vermelho. Isto ajudará a criança a associar um símbolo (cor) com um conceito (pára e avança), o que constitui um importante marco para a preparação para a leitura.

 

Brincar com “pasta de papel” (28 aos 36 meses)

 A criança com a ajuda do adulto poderá fazer alguma “pasta de papel” desenrolando um rolo de papel higiénico para uma tigela ou balde de plástico, depois, adicione água ou tintas.  A “pasta” produz uma sensação táctil única e pode ser amassada e moldada para formar diferentes formas.

Com esta atividade está a desenvolver a consciência táctil; a desenvolver a motricidade fina da criança;e a desenvolver a sua imaginação.

 

Pequeno-Almoço na Cama (3 aos 5 anos)

Esta é uma atividade para um dos pais fazer em conjunto com a criança para surpreender o outro progenitor. Num tabuleiro coloca todas as coisas preferidas do pai/ da mãe, decora o tabuleiro com os corações de papel previamente desenhados e recortados e leva-o à cama onde o pai/mãe ainda está a dormir! Acorda-o com muitos mimos e diz baixinho “Surpresaaaa”!

Com esta atividade está a estimular a confiança e a autonomia; e a desenvolver a socialização.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top