Ritmo e Tempo – Dançar com a Chicco

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

quinta interactiva chicco ritmo tempo dançar
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Ritmo e Tempo – Dançar com a Chicco

 

 

Olá, sejam bem-vindos a mais um bonito desafio, 5 dias a dançar.

Hoje já é o terceiro dia e continuamos com este alfabeto de movimentos e já trabalhamos a letra R, a letra I, e hoje vamos trabalhar a letra T.

T, vamos fazer o tempo.

O tempo pode ser muita coisa, pode ser duração de uma música, pode ser os passos de um determinado tempo ou pode ser a quantidade de passos apenas que nós temos de fazer, ou exemplificar.

E é isso que nós vamos trabalhar hoje, o tempo no nosso movimento. E no fim claro, lanço-vos sempre um desafio para fazerem no final com os vossos bebês ou com as vossas crianças.

E hoje apresento-vos outro brinquedo Chicco, hoje é a Quinta Interativa.

A Quinta Interativa da Chicco tem números de 1 a 10 que podemos aprender em português, inglês e também tem uma série de animais que nós podemos fazer o movimento com o nosso corpo, sermos nós os animais ao tocarmos e dizemos hoje vamos ser um passarinho. E como é que será o nosso passarinho?

Podemos dizer por exemplo vamos fazer o nosso passarinho durante um minuto!

E então durante um minuto somos apenas um passarinho, ou então carregamos na nossa música e podemos trabalhar o nosso tempo de movimento com toda a música.

Ou então ao sermos uma vaca “muuuuuu”, e andarmos como a vaca oi ou então como o cão “au au”.

E durante esta música, durante este tempo da música sermos um cão e daí conseguimos trabalhar diversas coisas através do movimento e do tempo com este brinquedo. E é isso mesmo que nós vamos fazer, por exemplo podemos tocar um, e damos um passo, 2, e damos 2 passos e por aí fora ou então, se vamos trabalhar por exemplo o gato e andamos com um gato, fazemos som do gato e tudo.

Por exemplo, podemos também trabalhar a parte da imaginação e perguntar à nossa criança o que é que o gato come, o que é que o gato faz, etc.

Também para estimular o vocabulário, a linguagem e a  imaginação da nossa criança.

E é através deste brinquedo interativo, que nós podemos trabalhar diversos estímulos no nosso tempo, no nosso movimento.

O estímulo tátil ao tocar e depois fazermos o movimento, o sinal auditivo, ao ouvir qual é o animal e fazemos no movimento qual é o animal.

Também o estímulo da cogeração, estímulo motor e o estímulo afetivo, por exemplo se formos dois gatinhos, o adulto e a criança, a movimentarem se na sala ou no quarto a fazer esta atividade e também perceber quais são as emoções da criança.

E qual é o desafio que vos vou lançar hoje através desta quinta interativa?

Vamos fazer o movimento em três passos só podemos dar três passos.

Como é que nós podemos trabalhar os três passos?

Com os dois pés. Um, dois, três. Ou então, por exemplo com as mãos e com os pés, podemos fazer um, dois, três.

Só três passos ou três movimentos como quiserem.

Ou por exemplo com três, podemos andar com as duas mãos um pé no chão, ou então a rastejar, só podemos rastejar três vezes, um, dois, três.

Ou então com os cotovelos desenhar em três tempos, um, dois, três, pode ser os dois ao mesmo tempo, pode ser dois separados.

Para as crianças mais pequeninas podemos primeiro marcar o ritmo no colo, 1,2,3, 1,2,3.

E depois começarmos apenas por andar, e quando chegamos ao 13 dizermos STOP!

E depois podemos exemplificar outro tipo de movimento, quando falamos do tempo pode ser mais rápido ou mais lento, por exemplo podemos fazê-lo a três tempos, um movimento de três tempos, também podemos fazer, um, dois, três, ou então um dois três, ou então um dois e três é tudo em três tempo, mas com velocidades e ritmos diferentes

E é isto que é muito giro, muito interessante nos nossos movimentos, porque nós temos uma ínfima, número de hipóteses que podemos fazer com o movimento e brincar com o movimento.

E lá está! Já fizemos a repetição, podemos acumular todas as letras que já fizemos em repetição, em intensidade e agora o tempo.

Divirtam-se e criem uma ínfima hipóteses de movimento e também o repertório em casa que podem filmar para depois mais tarde perceber e fazer cada semana com a sua criança e perceber como é que ela evolui e como é que ela consegue criar e imaginar outro tipo de movimentos

E boas brincadeiras e acima de tudo boas danças!

Oferta

Biblioteca de vídeos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top