Ritmo e Repetição – Dançar com a Chicco

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

ritmo repetição dançar chicco
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Ritmo e Repetição – Dançar com a Chicco

 

 

Olá, o meu nome é Catarina.

Sou professora de Gymboree há 4 anos, sou licenciada em dança e tenho progressão em dança no momento e psicoterapia.

E foi através desta formação que me suscitou interesse em pesquisar um pouco mais como poderia ajudar as crianças através do movimento e a perceber um bocadinho mais sobre o desenvolvimento infantil.

Foi aí que entrou o Gymboree!

É uma empresa especialista em desenvolvimento infantil, temos diversos programas para ajudar no desenvolvimento de cada faixa etária.

E eu pensei, uau! É mesmo isto que eu estou à procura para acrescentar à minha bagagem na parte da dança.

Quando falamos em dança, pensamos numa técnica específica ou alguns espaços específicos, mas não!

O movimento é que faz a dança, a expressão do movimento é que faz um flow, um ritmo, um sentimento que transmite que poderemos ou não chamar de dança.

Este é o primeiro vídeo de 5 vídeos, em que vos vou lançar desafios sobre como nos poderemos comover e expressar através do movimento.

Vamos só perceber como é que podemos trabalhar os movimentos ao nível de estímulos, muitas vezes pensamos que é só a música, mas não!

Por tanto podemos trabalhar o movimento através de estímulos visuais, estímulos táteis, lá está, estímulos auditivo, estímulos cognitivos e muito importante através de estímulos afetivos. Principalmente se dançarmos com a nossa criança.

E é isso que vos vou lançar nestes 5 dias de desafios.

É que dancem, expressam-se, principalmente com a sua criança, muitas vezes através dos movimentos nós conseguimos perceber como é que elas se sentem. Mesmo para os mais pequeninos, quando pensamos logo em dança ou no movimento, vem nos logo à cabeça a palavra ritmo. E vamos dissociar a palavra ritmo em cada letra para trabalharmos diferentes aspectos e diferentes competências em cada letra.

Portanto começamos com a letra R.

Vamos começar com a repetição, R de repetição como é que nós vamos explorar esta repetição?

Vou começar hoje com este brinquedo do Chico Rocky, a bateria divertida.

Nesta bateria da Chicco, tem diferentes sons para cada cor, por tanto eu vou tocar e vou também ouvir os sons.

Como é que eu vou trabalhar a repetição a explorar este brinquedo da Chicco?

Vou fazer uma repetição, nestas duas cores ao início, estou a trabalhar a minha repetição de movimentos.

Ou também, podemos ajudar se o nosso bebé for mais pequenino, em forma de cadeirinha podemos tocar com a mão dele, repetidamente de um lado para o outro.

Se a sua criança já for mais crescida, podemos usar as duas mãos, trabalhando coordenação bilateral, e estamos a fazer a nossa repetição, repetindo no brinquedo da Chicco.

Porque não agora?

Vou expressar-me noutra parte do corpo, exatamente com a mesma repetição que estava a fazer no brinquedo da Chicco.

Aí em casa, lanço-vos o desafio deste estímulo tátil de explorarmos o brinquedo que tenha aí em casa, que nós aqui temos o Rocky a bateria divertida. Se não só com as mãos, mas por exemplo com outra parte do corpo, neste caso estamos a fazer um-um, mas podemos fazer dois-dois-um, dois-dois-um, dois-dois-um e fazemos por exemplo nas pernas, dois-dois-um, dois-dois-um, dois-dois-um, ao início podemos apenas começar com simples toques e movimentos repetidos um a um até que nos consigamos libertar desta expressão corporal e podemos fazer vários, mais rápido, mais lento e fazer três-três-um ou quatro-quatro-um, de seguida agora vamos trabalhar na mesma repetição o estímulo auditivo.

Vamos ligar aqui a nossa bateria. E vamos também consoante o som que gostámos mais, vamos tocar na nossa bateria.

Ou então, posso tocar no prato!

E estar a repetir sempre, o meu movimento ao som do prato.

Tenhamos ou não um brinquedo em casa, que nos possibilite também expressar.

Caso não tenha nenhum brinquedo em casa, pode fazer, lá está sem nada! Se o seu bebé for mais pequenino sentado no colo, podemos fazer pequenas repetições de ritmos, trabalhando a consciência corporal de diferentes partes do corpo ou se a sua criança já for mais crescida podemos fazer em pé ou repetir movimentos.

Por exemplo, o repetir como se fosse uma bateria ou as mãos ou com outra parte do corpo.

Lanço-vos o desafio também de irem acrescentando outras partes do corpo, ou outras repetições, por exemplo repetirmos só com uma mão e agora vamos repetir com o cotovelo e fazer mão, cotovelo, mão, cotovelo.

Ou então se tiverem um brinquedo, também podemos nos divertir a explorá-lo.

Se sair mais algum movimento, mesmo que não seja da parte da repetição, deixe fluir.

É muito importante que nos consigamos expressar livremente, muitas vezes o nosso corpo está muito contraído, porque não nos sentimos confortáveis a expressá-lo e movimentá-lo.  Então se a sua criança for mais tímida com esta repetição, fazer movimentos mais pequeninos e depois ao brincar com um brinquedo ou então simplesmente através dos símbolos afetivos vamos deixar a explorar.

Hoje é o primeiro desafio que eu vos lanço, é fazer repetição de movimentos ao início apenas com uma parte do corpo. E depois com outras partes do corpo e criar sequências de repetições.

Boas brincadeiras!

Oferta

Biblioteca de vídeos

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top