Ritmo e Movimento – Dançar com a Chicco

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

bola smart2play chicco ritmo movimento dançar
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Ritmo e Movimento – Dançar com a Chicco

 

Olá, bem-vindos ao quarto dia deste desafio, 5 dias a dançar com o nosso alfabeto de movimento.

E hoje, vamos para a letra M da palavra ritmo.

M, vamos trabalhar o nosso movimento, quando pensamos no movimento temos vários aspectos de movimento, mas hoje vamos trabalhar qualidade do movimento, se é um movimento mais simples ou um movimento mais complexo.

E por isso trouxe o brinquedo da Chicco, a Bola Smart To Play.

Esta bola tem vários aspectos que podemos trabalhar e brincar com ela em casa com as nossas crianças, tem várias cores e várias peças que podemos tirar da nossa bola e podemos pegar as formas, as cores, o encaixar, o agarrar e fica apenas uma bola, também podemos rolar a bola no chão ou então passar a bola e depois podemos encaixar com as nossas cores.

Assim, ou então podemos com os objetos podemos encaixá-los nos outros e fazer umas formas muito divertidas.

Quando falamos em movimento, o nosso movimento pode ser um movimento simples, pode ser apenas um gesto daqui até ali, ou então pode ser o mesmo percurso, o nosso movimento vai dar outras voltas até chegar ao fim.

Por exemplo se colocarmos todas as peças na nossa bola vai ficar muito mais simples.

E temos aqui outra peça…

Fizemos um encaixe simples, por isso podemos fazer um movimento simples, o abrir simplesmente os braços ou então, rodar para um lado ou rodar para o outro.

Aí em casa comece por movimentos bem simples para que a criança consiga fazer e depois desconstruir este movimento, daqui com esta bola podemos encaixar no correto sítio, e por exemplo já é diferente do nosso movimento inicial.

E como podemos fazer este momento inicial de outra forma?

Podemos, por exemplo, partir de cá de baixo e ir mais para cima e depois abrir os nossos braços.

O movimento pode ser trabalhado de diferentes formas, em diferentes patamares, pode ser no chão, pode ser no nível médio, ou no nível mais alto para tocar da tarde em diferentes pontos.

Mas acima de estudos deixe se libertar, deixe se expressar.

Se apenas quiser fazer um movimento simples do início ao fim diretamente, deixe que a criança faça do início ao fim, mas depois podemos por exemplo colocar um obstáculo e então por exemplo já podemos contornar o obstáculo.

Mas acima de tudo, crie desafios à criança e permita que ela se exprime que a se movimente, ou então por exemplo pode com um lápiz fazer um movimento, por exemplo um traço simples e nesse caso como é que podemos contornar e fazer de diferentes maneiras. Muitas vezes, nós não conseguimos ter abertura para que o movimento seja diferente, estamos muito formatados para que o movimento certo seja só do início ao fim. E não conseguimos perceber como é que conseguimos chegar de outra maneira, podemos não conseguir chegar com a mão, mas chegar com o pé, ou chegar com o tornozelo, ou chegar com o cotovelo ou chegar com a cabeça.

Nós temos diferentes partes do corpo que muitas vezes quando estamos nos a movimentar, não nos lembramos que podemos usá-las e que devemos usá-las.

E então é isso, que este desafio hoje, nesta parte do movimento da letra M, é conseguirem desconstruirem e usarem diferentes partes do corpo num movimento que comece com um movimento simples.

E depois use com outras partes do corpo, desconstrua antes de chegar àquele fim, tem de passar por exemplo por outro nível, ou então por outra parte do corpo.

Caso a sua criança faça um movimento e depois ao início começa o adulto e depois termina a criança, ou ao contrário, começa a criança o movimento e depois toca no adulto e o adulto continua e finaliza o movimento.

Ou então se tiver em casa, esta Bola Smart To Play da Chicco, pode usar inicialmente construir apenas uma bola super redondinha e depois ir tirando, por exemplo ser a bola inteira ser o nosso corpo inteiro, por tanto nós temos de fazer o movimento com o corpo inteiro enquanto acabo de fazer este desafio e este movimento de brincadeira ir retirando a peça e por exemplo agora não podemos usar a mão direita e fazemos o mesmo movimento mas sem a mão direita.

E depois vai tirando à medida, e vai tirando as partes do corpo e assim também trabalhando a sua consciência corporal, ou então se quiser desconstruir, apenas utilizar e encaixar umas nas outras pode fazê-lo e aí o movimento ser mais complexo.

E divirtam-se, não se esqueçam de se, se quiserem filmar este desafio e depois partilhem connosco para vermos quais são os vossos movimentos de hoje. Os simples e os complexos. E como é que, o desconstroem para chegar ao complexo ou ao contrário do complexo e conseguimos.

E acima de tudo, boas brincadeiras!

Oferta

Biblioteca de vídeos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top