8 Jogos de Relaxamento para Criarmos Crianças Emocionalmente Fortes

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O Jogo de relaxamento para a criança

 

Com toda a agitação que estamos a passar devido ao surto de COVID-19 e numa época em que usamos os tablets para acalmar as crianças, de acordo com o blog “A mente é maravilhosa” (Fevereiro, 2017), torna-se ainda mais indispensável treinar os nossos filhos com técnicas de relaxamento. Podemos fazer isso através de jogos que, ao mesmo tempo que desenvolvem recursos para a vida das crianças, também permitem que elas se divirtam.

1. Soprar a Vela!

Este jogo consiste em aprender a respirar de maneira profunda, ou seja, inspirando o ar pelo nariz, enchendo a barriga, e expulsando aos poucos o ar enquanto sopramos a vela com a intenção de apagá-la. Assim que a criança perceba as instruções, pedimos para se sentar numa cadeira a dois metros da vela, que estará acesa em cima de uma mesa.

A criança não se pode levantar nem se inclinar, por isso esperamos que ela não consiga apagar a vela. Assim, aproximamos cerca de meio metro a cadeira da mesa. Iremos aproximar a cadeira de forma progressiva até que a criança consiga apagar a vela. Assim, teremos um jogo de uns 5 minutos em que a criança irá adquirir a habilidade de respirar fundo.

2. O Jogo do Balão

A técnica do balão é um jogo maravilhoso que nos ajuda a fomentar o relaxamento através de uma respiração correta. O que vamos precisar? Apenas de um espaço amplo e balões coloridos. O que devemos fazer? Encher um balão até ele explodir, depois encher outro e expulsar o ar lentamente manipulando a boca do balão.

Depois, pediremos para as crianças fecharem os olhos e imaginarem que estão se a transformar em balões enquanto se enchem de ar. Em seguida, pedimos que elas expulsem o ar lentamente, como se fossem balões.

Depois de fazer isso, pedimos às crianças que nos contem situações nas quais se sentem como balões, situações em que elas não conseguem suportar ou tolerar algo. Então, pediremos que expliquem como resolveram isso, oferecendo alternativas se precisassem de ajuda para tomar consciência dessas situações.

3. O Jogo da Semente

Com música relaxante de fundo e luz fraca, simbolizaremos o crescimento de uma árvore. Começaremos por colocar os joelhos no chão, inclinar a cabeça e estender os braços para a frente, como se fôssemos gatos a espreguiçarem-se.

Somos uma semente que, ao som da música, vai crescendo e se transformando numa árvore grande com belos galhos, que serão os nossos braços estendidos para cima quando estivermos de pé. Este exercício é ideal para fazer com eles à noite, antes de irem para a cama.

4. O Conto da Tartaruga

O conto da tartaruga, desenvolvido por Schneider, é magnífico para fomentar habilidades de auto-controlo. Trata-se da história de uma pequena tartaruga que se irritava por tudo e que perdia o controlo com grande facilidade.

Um dia, depois de se sentir sozinha e isolada, ela encontra-se com uma sábia tartaruga que lhe dá uma dica para se controlar quando estiver com raiva: entrar na sua carapaça, contar até se acalmar, libertar os seus pensamentos e relaxar.

Este conto é ideal para ser narrado a crianças entre os 3 e os 7 anos de idade. Para facilitar a implementação desta atividade, podemos lhes dar uma etiqueta ou um pedaço de papel com uma tartaruga sempre que elas realizarem o exercício numa situação de tensão.

5. O Pote da Calma

Chamamos “pote da calma” a um frasco em que colocamos água, silicone líquido para dar densidade ao conteúdo e, por exemplo, purpurina. Podemos fazê-lo com as crianças como um trabalho manual, e é ideal para que elas o contemplem tanto em momentos de tensão, como em momentos que podemos chamar de “zen“. A criança agita o pote e observa o movimento, depois disso explicamos que a purpurina é como as suas emoções, que se agitam e agitam até se tranquilizarem. É ideal para fomentar a reflexão.

O simples ato de observar a purpurina movendo-se lentamente, ajudará a criança a se concentrar e a relaxar a mente após momentos de grande agitação. Não se esqueça de fechar o pote com cola extraforte para impedir que ele se abra e derrame todo o conteúdo!

 6. O Jogo de Soprar a Bola Gigante

Mais um recurso para se divertir e aprender a respirar fundo é o jogo da bola gigante. Consiste na criança manter a bola no ar o maior tempo possível. Divertido, não é? Este jogo é adorado pelas crianças e é muito funcional para favorecer o relaxamento.

7. Amassar Papéis, Apertar Bolas, Rabiscar

Rabiscar, amassar papéis ou apertar bolas macias ou bolas anti-stress é outro jogo maravilhoso para ajudar as crianças a canalizar as emoções negativas. Além disso, ao mesmo tempo favorecemos o desenvolvimento da motricidade fina, e ajudamos a fortalecer os músculos das mãos.

8. Pintar Livros de Colorir

Pintar livros de colorir favorece não só o relaxamento e a reflexão, mas também a capacidade de concentração e a habilidade criativa. Em livrarias ou na internet encontramos inúmeras alternativas adequadas para as crianças que elas irão adorar.

Sabia que dançar também é uma óptima forma de relaxar?

Está sem paciência para as crianças? Veja as nossas dicas.

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