Todos para a mesa! A hora da refeição: comer e crescer

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sobre a Refeição

A que rima a hora da refeição do seu filhote? Alimentação?
A refeição de uma criança é potencialmente muito mais do que apenas comida. O desenvolvimento global da criança está sentado à mesa consigo. Uma refeição pode ser acompanhada pelo desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança.
A Zero to Three®, organização parceira do Gymboree, salienta que a hora das refeições constitui uma oportunidade para bebés e crianças:
* aprenderem hábitos alimentares saudáveis;
* se sentirem importantes e amados;
* se sentirem compreendidos e respeitados;
* sentirem confiança nos outros;
* gostarem do seu corpo.

Dicas na hora da refeição:

 

– Ofereça à criança 3 ou 4 escolhas saudáveis, incluindo frutas e vegetais frescos, durante as refeições

– Sente crianças com preferências alimentares diferentes junto umas das outras
– Permita que as crianças brinquem pelo menos uma hora e meia todos os dias para maximizar a sua energia e níveis de atenção
– Crie e mantenha uma rotina alimentar e permita que as crianças ajudem com essa rotina
– Faça questão de ter pelo menos uma interação relevante com a sua criança durante a refeição
– Preste atenção aos sinais de “Acabei” dos bebés e ensine as crianças a dizerem quando estão satisfeitas e mostre-lhes como limpar e abandonar o seu posto.
Todos para a mesa! A hora da refeição: comer e crescer 1
Assista também aos nossos vídeos com dicas divertidas e simples para tornarem a hora da refeição ligeira, agradável e um momento de partilha e crescimento para todos:
E se procura mais informação sobre a alimentação e hábitos de vida saudáveis, não deixe de visitar o Papa Bem – Alimentar é educar, onde encontra muitos conteúdos relevantes acerca das escolhas alimentares adequadas a cada fase de desenvolvimento da criança e também durante a gravidez.
Tivemos a oportunidade de falar com a Professora Ana Rita Goes e a Filipa Rodrigues do Projecto Papa Bem, e poderá assistir aqui a toda a conversa.

E na hora de comprar os alimentos?

A vasta oferta de produtos alimentares industrializados disponível no mercado é, na hora da compra, motivo de angústia para muitas pessoas.
É difícil observar os produtos no meio de tanta diversidade. Com a pressa e a falta de informação, os critérios de escolha são, muitas vezes, as marcas, os preços ou, mesmo que inconscientemente, a forma de exposição dos produtos, que podem ser verdadeiras armadilhas para atrair o consumidor desinformado ou desinteressado. É uma pena saber que as nossas crianças também são alvo destas “armadilhas” e nem sempre têm a alimentação mais saudável.
Parece uma missão impossível, mas com o tempo já terá escolhido os seus produtos de preferência e as novidades serão muito mais facilmente avaliadas. Somente a informação, o bom senso e a prática podem ajudá-lo a ter escolhas diariamente mais responsáveis e acertadas, com benefícios claros e duradouros para a saúde de toda a família.
A nutricionista Gisele Câmera explica neste artigo, de forma simples e detalhada o que os rótulos das embalagens dizem e dá-lhe uma ajuda na hora de escolher os melhores alimentos para toda a família.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top