Que segredos guarda o seu bebé?

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

olhar pais
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Os segredos do bebé… ele não fala, mas diz-nos muito!

Baby-img

O bebé diz-nos muito… oh se diz! Ele fala ao coração dos seus pais.  Ele fala quando chora, quando boceja ou quando simplesmente fixa os seus olhos nos olhos de quem lhe quer bem.

Ouvimos dizer que os filhos são a maior riqueza dos seus pais. E na verdade os filhos são um tesouro precioso, seguramente guardado na barriga das mães e resguardado nos braços protetores dos pais.

Esse tesouro encerra segredos que só o próprio, a seu tempo, saberá revelar. Esse tesouro brilha quando é iluminado com a alegria de um olhar e sente-se seguro no embalo de um colo e de uma voz que tão bem conhece.

Diz-se muitas vezes que os filhos são a luz dos olhos dos seus pais, pois são esse tesouro, essa riqueza que ilumina o olhar dos pais.

Quando o bebé nasce, os olhares procuram-se e encontram-se, umas vezes mais rápido outras vezes mais lentamente, mas o desejo do bebé é esse, o de repousar o seu olhar no aconchego dos seus pais.

Esta é a mensagem de amor que o seu filho lhe dedica hoje e sempre, direta ao coração.

O bebé, um tesouro com muitos segredos por revelar…

 

Esse tesouro vai brilhando cada vez mais à medida que pais e filhos se conhecem melhor, à medida que os pais vão aprendendo a decifrar os sinais que o bebé lhes dá. O tempo que passam juntos é precioso tal como o próprio tesouro, pois é esse tempo compartilhado que ajuda os pais a conhecerem melhor o seu bebé, que faz com que o bebé se sinta seguro e amado e que aos poucos e poucos se revele, que se desenvolva, que cresça e que brilhe em todo o seu esplendor.

Que segredos guarda o seu bebé? 1

(foto retirada do blog https://shdo.wordpress.com/)

Como diz Saint Éxupery no livro “O Principezinho”: “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a tornou tão importante”.

Os pais têm em si a chave que abre o tesouro e essa é a chave do coração. Como dizia no princípio do texto, os filhos falam ao coração dos seus pais, pois o laço de amor que os une (tecido ainda durante os meses de gravidez) faz com que permaneçam ligados por meio de um canal de comunicação primário, intuitivo, simples e fácil de usar, pois basta ouvir o coração, esse lugar secreto que guarda a chave do tesouro.

Quando nós pais usamos essa chave o nosso bem mais precioso saberá que pode brilhar ainda mais do que aquilo que nós mesmos podemos desejar e até imaginar.

Esse vosso tesouro pode ser surpreendente! Oh se pode! E como pode ser maravilhoso descobrirem essas valiosas riquezas que vos foram confiadas!

Querem uma ajudinha?

Comece por ver o Top 10 brincadeiras e estímulos para bebés até aos 6 meses que preparámos para si!

Aqui ficam algumas dicas de brincadeiras que ajudam a estimular o laço afetivo entre pais e filhos e que iluminam as competências  que o bebé está apto a adquirir ao nível motor, cognitivo e social.

Esta brincadeira em particular vai ao encontro do desenvolvimento da comunicação.

Faça ruídos engraçados. O seu bebé gosta de a ouvir falar e rir. Pode estimular o seu desenvolvimento auditivo e obter alguns risos, ao emitir todo o tipo de sons engraçados. Tente palrar como um papagaio, apitar como uma buzina de um camião ou dizer “olá, olá, olá” com uma voz aguda. Ele divertir-se-á  e ficará espantado e um dia, surpreendê-la-á com os seus próprios sons engraçados.

Quando brincam de barriga para baixo, pode colocar um brinquedo de cor atrativa no campo de visão do seu bebé.  No caso de bebés já perto dos 6 meses, pode mesmo testar se já os tenta alcançar ou agarrar!

Em cima da cama, deite-se com o bebé de barriga para baixo sobre o seu peito. De forma suave e envolvendo o bebé com os seus braços, balance levemente o seu corpo lado a lado.

Esta brincadeira estimula o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos do pescoço. Para além disso, exercita o apoio do corpo no antebraço, que no futuro permitirá a libertação do polegar e indicador, facilitando a exploração de objetos com as mãos nesta posição e permitindo os primeiros movimentos com os dedos em pinça.

Gostou destas sugestões? Continue a brincar com o seu bebé e conte-nos os tesouros que encontrou!

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top