Pés Fofos e Pegadas Divertidas

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pés Fofos pegadas divertidas criança
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Pés Fofos (0 – 6 meses)

Sente-se com o seu bebé junto de um tapete, leve consigo uma toalha de banho, um saco de papel, folha de alumínio, e outros superfícies com texturas diferentes. Descalce o bebé e vá explorando com os seus pés as diferentes texturas, vá conversando com ela sobre o que está a fazer. Esta actividade promove a consciência sensorial do seu bebé, enquanto ele reage às diferentes texturas.

Enquanto agarra o seu bebé, durante esta actividade, pode sentir e responder às suas necessidades e preferências (por exemplo, ele pode adorar tocar no tapete e que quer deitar-se nele). Quando o seu bebé percebe que pode confiar em si para compreender e satisfazer as suas necessidades, ele sente-se amado e seguro. A vinculação segura, ligação a outras pessoas significativas, é a base de um desenvolvimento social saudável.

Força Bebé! (6 – 10 meses)

 Sente ou deite (barriga para baixo) o seu bebé no chão, à sua frente. Coloque alguns objectos interessantes (uma colher brilhante, uma esponja, uma espátula de borracha) a uma pequena distância do seu bebé – suficientemente perto para que ele lhes chegue se se esticar. Deixe-o exercitar a força da parte superior do corpo, enquanto tenta alcançar os brinquedos, procurando manter o equilíbrio.

Este tipo de actividades motiva a criança para agir com uma finalidade e uma intenção, de forma a poder intervir no mundo que a rodeia.

Pequena Coreografia (10 – 16 meses)

Pode promover a capacidade de comunicação bilateral da criança cantando uma simples canção – Brilha, brilha lá no céu. Enquanto canta, faça um ou dois movimentos simples de acordo com a canção. Repita-os enquanto a criança parecer interessada. Mais cedo ou mais tarde, vai ver que a criança começa a imitar os seus movimentos e, quem sabe, até a dizer uma ou duas palavras da canção.

Consegues Atravessar o Rio? (Pegadas divertidas) (16-22 meses)

Recorte grandes círculos, quadrados e triângulos em papel colorido e disponha-os aleatoriamente no chão (cole-os para que não deslizem). Diga à criança, “Nós precisamos de ir daqui para ali, mas não podemos pisar o chão. Só podemos usar as formas.” Observe como a sua criança reage a este desafio. No início, ela pode pisar o chão, mas vai acabar por compreender. Mais tarde, você pode tornar este jogo mais complexo, dizendo que só é permitido pisar nas peças vermelhas ou nos círculos.

Este tipo de jogos ajuda a criança a desenvolver a sua capacidade de resolução de problemas e, também, a compreender a noção de forma e de cor.

Faça uma Bancada de Trabalho. (22 – 28 meses)

Use uma superfície de sua casa, para fazer a sua bancada de trabalho. No topo, ponha as “ferramentas” – colheres de pau, um garfo e uma colher, uma fita métrica, etc.. Em seguida, escolha um brinquedo para “arranjar”. Utilize as suas “ferramentas” e faça de conta que arranja o boneco.

Os jogos de representação de papéis permitem desenvolver o pensamento simbólico e a capacidade de representação.

“Caça do Tesouro” (28 – 36 meses)

Encha uma bandeja de alumínio, ou um recipiente de plástico, com areia ou arroz. Esconda algumas “jóias” de fingir na areia (certifique-se de que não são demasiado pequenas para que a criança se possa engasgar). Diga ao seu pequeno pirata que pode usar uma colher ou um pincel para tentar encontrar o “tesouro”.

Jogos deste tipo incentivam o recurso à imaginação e ao pensamento lógico. Por exemplo, a criança pode fazer de conta que o cesto da roupa é o seu barco pirata.

Saltos (mais pegadas divertidas) (3 – 5 anos)

Experimentem os vossos próprios saltos sobre bolas. Disponham em linha, diversas bolas de diferentes tamanhos. O seu filho consegue saltar sobre as bolas sem lhes tocar? E você, consegue? Veja se consegue fazê-lo sem se rir!

Esta actividade promove a flexibilidade e a coordenação, nomeadamente a coordenação olho-pé. É muito divertido a partilha desta actividade entre pais-filhos.

Pés Fofos

 

Um pouco de ciência: Saltar

Gostaria de experimentar o nosso programa de parentalidade online sem qualquer compromisso?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top