Pernas a mexer

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pernas a mexer
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Pernas a mexer (0-6 meses)

Com o bebé deitado com a barriga para cima, coloque bolas ou outros objetos que prendam a atenção perto dos seus pés, para que tente pontapeá-los. 

Pode ainda experimentar mover um lençol ou um tecido colorido para cima e para baixo em cima do pequenote, com a ajuda de outro adulto. Ele agita as pernas, para mostrar satisfação?

Estas atividades muito divertidas ajudam a fortalecer os músculos das pernas e estimula a coordenação óculo-pedal. 

 

Balançar na bola (6-10 meses)

Coloque o seu bebé de barriga para baixo em cima de uma bola de pilates. 

Segure-o pelo tronco, com firmeza, e balance-o de um lado para o outro e para a frente e para trás. Para além de muito divertido, este é um ótimo exercício para o sistema vestibular, o mecanismo que nos permite manter o equilíbrio do corpo.

 

Mesa de cheiros (10-16 meses)

Recolha cinco ou seis objetos com cheiros distintos. Poderá incluir uma bola de algodão perfumada, vinagre, uma casca de limão, fatias de banana. Pode ainda incluir objetos do exterior como relva, pinhas ou flores. Mostre cada item ao seu bebé para que o possa cheirar.  Use palavras para explicar como cheira cada um. 

Como é que o seu bebé lhe transmite quais os cheiros de que mais gostou e aqueles que não gostou? À medida que o seu filho descobre cada um dos itens e responde ao cheiro, está a desenvolver importantes competências de comunicação bilateral.

 

Vamos pescar! (16-22 meses)

Numa bacia de tamanho médio, coloque água e vários brinquedos coloridos.

Com uma concha grande, ou mesmo com a mão, convide o seu bebé a pescar os brinquedos e a coloca-los noutra bacia, ao lado, que estará vazia. 

Uma atividade simples, mas muito rica no que diz respeito à coordenação olho-mão e à atenção e concentração. 

 

Pasta de papel  (22-28 meses)

Faça uma pequena quantidade de “pasta de papel” desenrolando um rolo de papel higiénico para uma tigela ou balde de plástico. De seguida, adicione água ou tintas laváveis. 

A “pasta” produz uma sensação táctil única e pode ser amassada e moldada para formar diferentes formas, estimulando não só a motricidade fina e a perceção táctil, como também a imaginação e criatividade do seu pequenote. 

 

De olhos vendados! (28-36 meses)

Vende os olhos à sua criança, ou peça-lhe para os tapar, e depois dê-lhe indicações tais como: “dá três grandes passos para a frente” ou “vira-te”. 

Leve-a ao longo da casa, conduzindo-a até uma surpresa (ex. um jogo do qual goste muito) que ela descobrirá quando lhe retirar a venda. Este jogo promove a resolução de problemas, a orientação espacial e as competências de escuta da criança, para além de estimular ainda a capacidade para se focar numa tarefa.

 

Quente e frio (3-5 anos)

O jogo do quente-frio é uma ótima sugestão – para miúdos e graúdos! 

As regras são simples: é escolhido um objeto e um dos jogadores tem a missão de o esconder, sem que os restantes vejam. 

De seguida, devem tentar procurá-lo. O jogador que escondeu o objeto vai gritando “quente” (se estiverem perto do esconderijo) ou “frio” (se estiverem longe). Ganha quem encontrar o objeto.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top