A chegada de um bebé [dicas de organização]

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A tão aguardada chegada do bebé

A chegada de um bebé transforma a família: a nuclear e aquela em seu redor. Durante 9 meses os pais preparam-se para receber o seu bebé, tratando de tudo para garantir que nada falta na hora da chegada do bebé às suas vidas.
Quando o bebé nasce, a casa é preenchida pela sua presença e também por tudo o que se relaciona com bebés. Não é apenas o berço, o carrinho e o muda-fraldas que podem ter comprado antes do nascimento do bebé. A vossa casa vai ficar recheada com tudo, desde biberões e fraldas a roupinhas e brinquedos!
Poderá ficar a saber mais sobre artigos de puericultura Chicco aqui: https://youtu.be/PYny0_9E9Eo

Sabemos que ter uma casa limpa, arrumada e em ordem não é a prioridade principal para a maioria dos novos pais. E não será fácil ou totalmente pacífica a conciliação das tarefas da casa com todos os cuidados inerentes à chegada do novo membro da família 🙂

Mas adaptar as vossas expectativas e os sistemas de organização familiar será um bom princípio para viver esta nova aventura com energia positiva.

Dicas de Organizaçã0

Estas são algumas dicas que temos para dar aos futuros pais:

  • Lembrem-se que não conseguirão fazer muito mais do que já fizeram nos dias que antecederam o nascimento do bebé.
  • Sejam flexíveis!
  • Façam listas mas não se aborreçam por não completarem todas as tarefas.
  • Coloquem à mão: fraldas, toalhitas, cremes e a roupa deve estar à distância de um braço da mesa muda-fraldas, para que não tenham que se afastar e deixar o bebé sozinho!
  • E os acessórios para o banho e as toalhas devem estar próximos na altura do banho.
  • Cada coisa no seu lugar: podem usar cestos, caixas ou caixotes para manterem os objetos essenciais e brinquedos arrumados.A chegada de um bebé [dicas de organização] 1
  • Também ajuda manter as roupas arrumadas por tamanho e estação – tudo o que serve agora deve estar mais à mão. O que está grande, mas que virá a servir brevemente, deverá ficar nas restantes gavetas. Ter um sistema de organização torna-vos tudo mais fácil, e a todos os cuidadores de crianças, para encontrarem rapidamente as roupas certas.
  • No caso dos brinquedos oferecidos durante a gravidez ou por ocasião do nascimento do bebé, façam uma seleção dos que se adequam aos primeiros meses, podendo deixar alguns guardados para mostrar ao bebé uns meses mais à frente. Assim poderá surpreender o seu bebé com um novo estímulo, uma nova oportunidade de brincadeira e aprendizagem, permitindo-lhe desfrutar do meio ambiente em seu redor com tranquilidade e confiança. Esses momentos de brincadeira também se vão revelar muito prazerosos e reconfortantes para os novos pais babados.
  • Quanto a refeições:  aceitem e peçam ajuda a familiares ou amigos, sempre que possível.
  1. Ter sopa feita é uma grande ajuda.
  2. Ter alguma comida previamente preparada e congelada.
  3. Ter acompanhamentos de refeições já feitos como arroz, massa, leguminosas para depois ser só juntar a carne ou peixe.
  4. Ter legumes arranjados, cortados e congelados prontos a usar para a sopa, poupa muito tempo.
  • Coragem! Não podem esperar que tenham todos os afazeres familiares feitos ao mesmo tempo, mas podem decidir fazer um tarefa por dia. Como diz o ditado “grão a grão enche a galinha o papo” e assim a pouco e pouco a “mãe galinha” e o “pai galo” vão fazendo a sua magia o melhor que sabem e podem a cuidar do seu “pintainho” e a manter (tanto quanto possível) a ordem na “capoeira”.
  • Descansem sempre que possível, tentando fazê-lo quando o bebé também dorme. Apoiem-se mutuamente, dividindo as tarefas da casa e as de cuidar do bebé: como o dar banho, dar colo, dar biberão (se for o caso), embalar… A chegada de um bebé [dicas de organização] 2
  • E reservem um bocadinho da vossa energia para brincar com o bebé. Ele vai agradecer e vocês também. Sigam as nossas dicas de melhores brincadeiras para o bebé desde que nasce até aos 6 meses.

 

Os primeiros dias são uma aventura e essa aventura prolonga-se… O importante é viver o dia-a-dia, com olhos postos no futuro. Quando houver um dia (ou dias) mais difícil lembrem-se que é uma fase. Há dias melhores, outros piores devido ao cansaço acumulado, mas isso passará e não se vão lembrar daqui a uns meses quando tiverem a comemorar o 1º aniversário do bebé. Pois é, o tempo passa rápido, e no meio do reboliço de dias atarefados e cansativos, há um bebé a crescer dia-a-dia. Há um brilho novo no olhar, há um sorriso a despontar, há um bebé a descobrir um novo mundo, também cheio de novidades para os seus pais.

Mas juntos vão viver a melhor aventura das vossas vidas!

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top