A tão aguardada chegada do bebé
Sabemos que ter uma casa limpa, arrumada e em ordem não é a prioridade principal para a maioria dos novos pais. E não será fácil ou totalmente pacífica a conciliação das tarefas da casa com todos os cuidados inerentes à chegada do novo membro da família 🙂
Mas adaptar as vossas expectativas e os sistemas de organização familiar será um bom princípio para viver esta nova aventura com energia positiva.
Dicas de Organizaçã0
Estas são algumas dicas que temos para dar aos futuros pais:
- Lembrem-se que não conseguirão fazer muito mais do que já fizeram nos dias que antecederam o nascimento do bebé.
- Sejam flexíveis!
- Façam listas mas não se aborreçam por não completarem todas as tarefas.
- Coloquem à mão: fraldas, toalhitas, cremes e a roupa deve estar à distância de um braço da mesa muda-fraldas, para que não tenham que se afastar e deixar o bebé sozinho!
- E os acessórios para o banho e as toalhas devem estar próximos na altura do banho.
- Cada coisa no seu lugar: podem usar cestos, caixas ou caixotes para manterem os objetos essenciais e brinquedos arrumados.
- Também ajuda manter as roupas arrumadas por tamanho e estação – tudo o que serve agora deve estar mais à mão. O que está grande, mas que virá a servir brevemente, deverá ficar nas restantes gavetas. Ter um sistema de organização torna-vos tudo mais fácil, e a todos os cuidadores de crianças, para encontrarem rapidamente as roupas certas.
- No caso dos brinquedos oferecidos durante a gravidez ou por ocasião do nascimento do bebé, façam uma seleção dos que se adequam aos primeiros meses, podendo deixar alguns guardados para mostrar ao bebé uns meses mais à frente. Assim poderá surpreender o seu bebé com um novo estímulo, uma nova oportunidade de brincadeira e aprendizagem, permitindo-lhe desfrutar do meio ambiente em seu redor com tranquilidade e confiança. Esses momentos de brincadeira também se vão revelar muito prazerosos e reconfortantes para os novos pais babados.
- Quanto a refeições: aceitem e peçam ajuda a familiares ou amigos, sempre que possível.
- Ter sopa feita é uma grande ajuda.
- Ter alguma comida previamente preparada e congelada.
- Ter acompanhamentos de refeições já feitos como arroz, massa, leguminosas para depois ser só juntar a carne ou peixe.
- Ter legumes arranjados, cortados e congelados prontos a usar para a sopa, poupa muito tempo.
- Coragem! Não podem esperar que tenham todos os afazeres familiares feitos ao mesmo tempo, mas podem decidir fazer um tarefa por dia. Como diz o ditado “grão a grão enche a galinha o papo” e assim a pouco e pouco a “mãe galinha” e o “pai galo” vão fazendo a sua magia o melhor que sabem e podem a cuidar do seu “pintainho” e a manter (tanto quanto possível) a ordem na “capoeira”.
- Descansem sempre que possível, tentando fazê-lo quando o bebé também dorme. Apoiem-se mutuamente, dividindo as tarefas da casa e as de cuidar do bebé: como o dar banho, dar colo, dar biberão (se for o caso), embalar…
- E reservem um bocadinho da vossa energia para brincar com o bebé. Ele vai agradecer e vocês também. Sigam as nossas dicas de melhores brincadeiras para o bebé desde que nasce até aos 6 meses.
Os primeiros dias são uma aventura e essa aventura prolonga-se… O importante é viver o dia-a-dia, com olhos postos no futuro. Quando houver um dia (ou dias) mais difícil lembrem-se que é uma fase. Há dias melhores, outros piores devido ao cansaço acumulado, mas isso passará e não se vão lembrar daqui a uns meses quando tiverem a comemorar o 1º aniversário do bebé. Pois é, o tempo passa rápido, e no meio do reboliço de dias atarefados e cansativos, há um bebé a crescer dia-a-dia. Há um brilho novo no olhar, há um sorriso a despontar, há um bebé a descobrir um novo mundo, também cheio de novidades para os seus pais.
Mas juntos vão viver a melhor aventura das vossas vidas!