Para nos ajudar a explorar este estilo tão ritmado e animado contamos com a ajuda dos nossos amiguinhos animais! E desta vez o papel principal foi atribuído aos senhores passarinhos, que com o surgir da primavera cantam mais e melhor, estando particularmente afinados!!!
Aqui fica uma sugestão para “brincar” em casa e com o seu pequenote, à medida que estimula a sua atenção e memória e explora diferentes padrões rítmicos associados à canção.
♪ “Passarinhos, passarinhos lado a lado
Passarinhos, passarinhos lado a lado
Passarinhos, passarinhos lado a lado
Agora todos, salto, para voar, voar” ♪
Poderá associar a estes versos diferentes padrões rítmicos e explorar cada um deles, fazendo a marcação do ritmo no corpo do seu pequenote e incentivando-o a marcar ele próprio o ritmo da canção. Lento, rápido, constante ou com variações, basta ter imaginação para criar uma exploração rítmica fantástica!
Para uma fase posterior escolha o padrão rítmico que ele mais gostou e faça a coreografia:
Nos três primeiros versos, voe com o seu filhote lado a lado e com umas asinhas pequeninas, com os braços flectidos e agitando as mãos perto dos ombros, no último verso, em “salto” salte e estique os braços, fingindo que voa com umas asas bem grandes, fazendo movimentos mais amplos.
O seu filho terá que fazer uso da sua capacidade de se manter atento e concentrado quer para marcar os diferentes ritmos, quer para aprender a coreografia, e recorrerá à sua memória para saber quando é que tem de saltar! ☺