A capacidade para adaptar e controlar as próprias acções de acordo com a idade designa a noção de controlo interno ou auto-controlo.
O auto-controlo é essencial para o sucesso escolar, uma vez que ajuda a criança a lidar com a frustração e desapontamento, a cumprir as regras da sala de aula, a resolver conflitos com os pares, a partilhar e aguardar a sua vez.
O auto-controlo é essencial para o sucesso escolar, uma vez que ajuda a criança a lidar com a frustração e desapontamento, a cumprir as regras da sala de aula, a resolver conflitos com os pares, a partilhar e aguardar a sua vez.
Experimentem!
Faça uns cartões para o jogo “O que farias?”.
Usando dez rectângulos de cartolina colorida, escreva um conjunto de situações divertidas que o seu filho poderia experiênciar requerendo o auto-controlo: “O que farias se um dragão se pusesse à tua frente na fila da livraria?”, “O que farias se um esquilo se risse por não conseguires subir uma árvore tão rápido quanto ele?”, “O que farias se o teu gelado caísse ao chão e não tivesses mais dinheiro para comprar outro?”. Peça ao seu filho para escolher um cartão, leia-lhe o que está escrito e conversem sobre o que ele faria em cada situação. Partilhem ideias e opiniões e use estes diálogos para reflectirem sobre estratégias de coping (como lidar ou reagir em cada situação) que poderá aplicar em cada situação no mundo “real”.
AD