Novos sons e ritmos!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sons

Como já se sabe, a música é um elemento benéfico ao desenvolvimento das crianças… e porque não explorar diferentes sons com o seu filho?
Com tantas coisas ao nosso alcance (como embalagens de iogurte, arroz ou massinhas, entre outros) pode-se sempre construir um instrumento musical e, a partir dele, descobrir o seu timbre e alguns ritmos diferentes. Coisas simples acabam por ajudar a desenvolver capacidades auditivas, sociais e também a memória. É bom, também, poder observar os mais pequenotes entusiasmados com o novo brinquedo e a utilizarem-no ao ritmo da sua canção preferida!

Após a construção dos pequenos instrumentos com a participação dos mais pequenos, exercícios como pedir para repetir uma sequência rítmica, trabalha a memória a curto prazo.
A nível das capacidades auditivas, o facto dos pequenotes tentarem distinguir um instrumento pelas suas características sonoras (se o som parece arroz ou massas), acabam por trabalhar a sensibilidade aos diferentes estímulos sonoros. Depois de dar a conhecer à criança os diferentes sons, toque um “instrumento” sem ela ver e pergunte-lhe se consegue adivinhar qual o “instrumento” que tocou.
Com a prática, a criança percebe que os timbres variam consoante as características físicas dos instrumentos. Boas Brincadeiras!
MB

Novos sons e ritmos! 1

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000
newest oldest
Anónimo
Visitante
Anónimo

Parece muito boa ideia, mas como compôr essas brincadeiras para trabalhar a memória ou a sensibilidade especificamente? O que fazer com uma criança de 3 anos? Obrigada

MB
Visitante
MB

Antes de mais, obrigada pelo seu comentário! As crianças de 3 anos já conseguem responder muito bem ao que é pedido. Após a construção dos pequenos instrumentos com a participação dos mais pequenos, exercícios como pedir para repetir uma sequência rítmica, trabalha a memória a curto prazo. A nível das capacidades auditivas, o facto dos pequenotes tentarem distinguir um instrumento pelas suas características sonoras(se o som parece arroz ou massas), acabam por trabalhar a sensibilidade aos diferentes sons. Depois de dar a conhecer à criança os diferentes sons, toque um “instrumento” sem ela ver e pergunte-lhe se consegue adivinhar qual… Read more »

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top