Novos sons e ritmos!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Sons

Como já se sabe, a música é um elemento benéfico ao desenvolvimento das crianças… e porque não explorar diferentes sons com o seu filho?
Com tantas coisas ao nosso alcance (como embalagens de iogurte, arroz ou massinhas, entre outros) pode-se sempre construir um instrumento musical e, a partir dele, descobrir o seu timbre e alguns ritmos diferentes. Coisas simples acabam por ajudar a desenvolver capacidades auditivas, sociais e também a memória. É bom, também, poder observar os mais pequenotes entusiasmados com o novo brinquedo e a utilizarem-no ao ritmo da sua canção preferida!

Após a construção dos pequenos instrumentos com a participação dos mais pequenos, exercícios como pedir para repetir uma sequência rítmica, trabalha a memória a curto prazo.
A nível das capacidades auditivas, o facto dos pequenotes tentarem distinguir um instrumento pelas suas características sonoras (se o som parece arroz ou massas), acabam por trabalhar a sensibilidade aos diferentes estímulos sonoros. Depois de dar a conhecer à criança os diferentes sons, toque um “instrumento” sem ela ver e pergunte-lhe se consegue adivinhar qual o “instrumento” que tocou.
Com a prática, a criança percebe que os timbres variam consoante as características físicas dos instrumentos. Boas Brincadeiras!
MB

Novos sons e ritmos! 1

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
2 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
Anónimo
Anónimo
31 Janeiro, 2008 15:16

Parece muito boa ideia, mas como compôr essas brincadeiras para trabalhar a memória ou a sensibilidade especificamente? O que fazer com uma criança de 3 anos? Obrigada

MB
MB
31 Janeiro, 2008 16:22

Antes de mais, obrigada pelo seu comentário! As crianças de 3 anos já conseguem responder muito bem ao que é pedido. Após a construção dos pequenos instrumentos com a participação dos mais pequenos, exercícios como pedir para repetir uma sequência rítmica, trabalha a memória a curto prazo. A nível das capacidades auditivas, o facto dos pequenotes tentarem distinguir um instrumento pelas suas características sonoras(se o som parece arroz ou massas), acabam por trabalhar a sensibilidade aos diferentes sons. Depois de dar a conhecer à criança os diferentes sons, toque um “instrumento” sem ela ver e pergunte-lhe se consegue adivinhar qual… Read more »

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top