No Espelho Vejo a Brincadeira!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

bebé voador
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Hoje deixamos mais 7 dicas de brincadeira para as nossas crianças!!!

Reflexo no Espelho (0 aos 6 meses)

Coloque o bebé em frente a um espelho e deixe que ele observe. Irá ficar fascinado com o que vê. Coloque-se também no espelho e converse com ele, mudando o tom e a velocidade da voz, assim como as expressões faciais. consciência espacial, desenvolvimento da linguagem, assim como o auto-conceito e a discriminação visual.

Nesta brincadeira, a criança irá desenvolver sua consciência espacial, o desenvolvimento da linguagem, assim como o auto-conceito e a discriminação visual.

Espetáculo Aquático (6 aos 10 meses)

Coloque na banheira, copos, taças e colheres de plástico. E água! Tente que o bebé encha e esvazie os recipientes , e caso ele demonstre dificuldade em fazê-lo, sirva de modelo e faça-o para a criança ver. Vai adorar ver e ouvir as diferentes cascatas!

Trata-se de uma atividade que ajuda a melhorar a coordenação olho-mão, assim como trabalhar a motricidade fina e a compreender os conceitos causa-efeito.

Apanhe e Atire (10 aos 16 meses)

Junte algumas meias grandes (suas) e pequenas (da criança). Espalhe-as pelo chão e ponha um cesto da roupa por perto. Explique à criança que vai apanhar primeiro as meias grandes. Em conjunto com a criança, todas as meias grandes e leve-a a atirar cada uma para o cesto (o atirar ajuda a desenvolver a pontaria e a coordenação olho-mão). Quando ela encontrar cada uma das meias, repita a palavra “Grande”: “Esta é uma meia das grandes!”.

A repetição permite à criança aprender vocabulário novo e ajuda-a a dominar o conceito que está a aprender. Jogue outra vez e recolha todas as meias pequenas.

Façam um Livro (16 aos 22 meses)

Faça dois furos em algumas folhas de cartolina coloridas (A4), prenda-as com um fio e recolha elementos de revistas que a criança goste, recortando-as e colando-as nas folhas do livro. As imagens podem também ser desenhos feitos por si e pelo bebé. Para além de uma óptima recordação, este livro demonstra que uma mesma coisa pode ser vista de diferentes formas.

Esta brincadeira ajuda a desenvolver a expressão criativa, a linguagem e a discriminação visual.

As Borboletas (22 aos 28 meses)

Rasteje pela sala como se fosse uma lagartinha a andar em cima de um ramo de uma árvore. Finga ser uma borboleta enrolada num casulo (manta/lençol), que foi aparecendo à medida que rebolava pelo chão. Salte pela sala como se fosse uma borboleta a posar em diferentes flores.

Trata-se de uma atividade para desenvolver a expressão criativa (como faz a borboleta, como se desloca), assim como a linguagem e a coordenação motora.

Sombras na Parede (28 aos 36 meses)

Acenda uma pequena luz num quarto escuro e use as suas mãos para criar sombras de animais e para, a partir daí, criar histórias. Poderá depois ensinar a criança a reproduzir algumas sombras de animais. Duas das mais fáceis para começar são a borboleta e o coelho.

Trata-se de uma atividade que ajuda a criança a compreender os conceitos de coordenação, auto-controlo, assim como ajuda a criança na resolução de problemas e na memória visual.

Piquenique com os Ursos (3 aos 5 anos)

Faça de conta que é um grande urso pardo a acordar dentro da sua caverna. Desloque-se pela selva (sala) como um urso, à procura de comida. Construa uma fogueira imaginária para o vosso piquenique, usando o que encontrou na selva.

Com esta atividade melhorámos a nossa socialização, assim como a concentração e a resolução de problemas.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top