A Música nas Brincadeiras dos 0 aos 5 anos

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

ritmo repetição dançar chicco
Facebook
WhatsApp
Email
As crianças e a música
A música nas brincadeiras das crianças desenvolve as suas competências físicas, sociais e cognitivas.

Música

 

A música pode constituir uma importante ferramenta de apoio ao desenvolvimento da criança, em diferentes áreas do seu desenvolvimento.
Alguns estudos desenvolvidos nesta área demonstraram que, quer as instruções cantadas (Robb, 2003)****, quer a brincadeira musical (Gunsberg, 1988)*, aumentava a atenção e envolvimento das crianças. Constatou-se, também, que ouvir música afectava indirectamente desempenhos cognitivos subsequentes que exigiam a concentração (Hussain, Thompson & Schellemberg, 2002)**.
Love e Burns (2007)*** procuraram explorar de que forma a música pode actuar como uma influência externa no comportamento de auto-regulação das crianças. O estudo tinha como objectivo perceber de que forma a música, cuidadosamente seleccionada, tinha impacto nas brincadeiras das crianças, afectando o seu desempenho cognitivo, a atenção e o envolvimento, tendo decorrido numa turma em idade pré-escolar.
A investigação demonstrou que ocorreu mais brincadeira consistente (sem interrupções) quando existia música de fundo a tocar, comparativamente a quando não existia música. Adicionalmente, verificou-se que quando não existia música as crianças passavam menos tempo a brincar socialmente em pares e entravam e saíam da área de brincadeira mais frequentemente.
São muitos os estudos que revelam o impacto positivo da música tanto em adultos, como em crianças, mesmo desde o seu nascimento (ou até mesmo ainda dentro da barriguinha da mãe).
No guia básico de música para bebés e crianças dos 6 meses aos 5 anos pode ficar a saber mais sobre as características do desenvolvimento musical dos bebés e crianças à medida que crescem, quais as suas preferências e algumas dicas de brincadeiras musicais simples e divertidas que vão estimular competências motoras, como a coordenação; competências cognitivas, como a linguagem e a memória; e competências sociais como a cooperação e empatia.
Gostam de ouvir música enquanto brincam?
As brincadeiras do seu filho têm banda sonora?
Ainda a propósito de bandas sonoras, nas aulas gymboree é assim.
Gostaria de experimentar algumas destas actividades no conforto da sua casa? Veja o vídeo abaixo:
I.M.

*Gunsberg, A. (1988). Improved musical play: A strategy for fostering social play between developmentally delayed and non-delayed preschool children. Journal of Music Therapy, 25, 178-191.
**Hussain, G., Thompson, W. F., & Schellenberg, E. G. (2002). Effects of musical tempo and mode on arousal, mood and spatial abilities. Music Perception, 20(2), 151-171.
***Love, A. & Burns, M. S. (2007). “It’s a hurricane! It’s a hurricane. Can music facilitate social constructive and sociodramatic aply in preschool classroom? The Journal of Genetic Psychology, 167(4), 383-391.
****Robb, S. L. (2003). Music Interventions and group participation skills of preschoolers with visual impairments: Raising mquestions about music, arousal, and attention. Journal of Music Therapy, 40, 266-282.

Facebook
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados

guest
2 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
Claudia_peixinha
Claudia_peixinha
16 Abril, 2008 13:47

Olá!Gostava de saber se no Porto tb estão a programar fazer algo do gênero.Obrigado.

[email protected]

gymboree
gymboree
16 Abril, 2008 13:56

Cara Cláudia,

Obrigado pela visita!

Vamos responder directamente para o seu e-mail.

Obrigado,

NS

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.