A Música na infância
A música e o seu impacto no desenvolvimento do cérebro
A Música influencia diversas áreas de desenvolvimento da criança, nomeadamente a área cognitiva, física e socio-emocional. Crê-se que ativa o cérebro por inteiro ajudando num desenvolvimento global da criança como o desenvolvimento da linguagem, memória, coordenação motora, socialização, entre muitas outras coisas. Serve, também, de veículo para exprimir, sentir e pensar.
Se já experimentou uma das nossas aulas de música, sabe certamente como fazemos chegar a música às crianças de uma forma lúdica que as prende e que adoram, ajudando-as a crescer com alguns conhecimentos musicais e um ótimo desenvolvimento!
E quais são esses benefícios cognitivos, motores e sociais? Fique a saber mais neste vídeo sobre brincar com a música.
Brincadeiras musicais
– ponha música ambiente, não é necessário ser música infantil ou clássica, por exemplo, mostre ao seu bebé o seu estilo musical favorito!
– cante músicas infantis que se recorda da sua infância para/com o seu filho.
– com palmas, estalinhos, sons com a boca, faça diferentes ritmos… e veja como ele vai tentar repetir!
– brinque ao cu-cu por exemplo associando uma música, canta a música e no final faz “cu-cu”!
– com os instrumentos musicas que tenha em casa, e podem ser panelas, caixas de plástico ou garrafas de vidro, faça ritmos e deixe o seu filho utilizá-los de forma a verificar os diferentes tipos de sons!
– com os mais velhos podem construir instrumentos musicais com material reciclável e no final tocarem uma música que conheçam.
– dance com o seu bebé! Se ainda não consegue estar de pé, pegue nele ao colo e dancem os dois ao ritmo de diferentes tipos de música!
- Como brincar com as maracas? https://www.youtube.com/watch?v=GENrd6_6IjM&t=6s
- Como brincar com o tambor? https://www.youtube.com/watch?v=dPmPWMOq8PA&t=3s
Brinque o mais que conseguir com a música… ela é realmente MÁGICA!
Pode ainda descobrir as aulas de música para bebés e crianças no Gymboree. Escolha a melhor localização para si e informe-se da disponibilidade das aulas de música.
Fontes:
Masi, W. S., Toddler Play, 2004; GYMBOREE & Weldon Owen Publishing.
http://www.hno.harvard.edu/gazette/2001/03.22/04-music.html