Miúdos, vamos preparar o Natal?

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Como preparar o Natal com os miúdos?

Entrámos no Advento, no caminho para o Natal. Todos estes dias serão vividos pelas crianças com grande alegria e entusiasmo à espera do dia 25.

Como podemos viver melhor estes dias de espera? Cultivar os afectos e plantar sementes de bondade e de generosidade são um óptimo ponto de partida para esta caminhada.

Os tempos de família em casa são um bom propósito para fazerem juntos alguns presentes para oferecer, construir novas decorações de Natal para enfeitar a casa, fazer aquela receita de Natal que sempre quiseram fazer e ainda não tiveram tempo… São muitas as opções, basta escolher uma e começar! Os miúdos vão adorar e você também. Prometo:)

Vamos preparar o Natal!

Temos ideias criativas que vão juntar adultos e crianças a brincar e prometem muitas horas de entretenimento e boa-disposição!

Uma floresta com carimbos de batata

Para esta brincadeira, vai precisar de metades de batata, em formato oval e triangular (para servirem de carimbos), uma cartolina preta, tinta branca, tinta verde clara e escura, pratos de papel, bolinhas de algodão, cola e purpurinas.

Miúdos, vamos preparar o Natal? 1

(fotografia retirada de https://casaefesta.com/embrulhos-de-natal/)

Veja aqui como fazer esses carimbos de batata.

Molhe o carimbo-batata oval em tinta branca e pressione no papel preto de forma a criar as montanhas cobertas de neve. Os carimbos-batata triangulares de diferentes dimensões podem ser molhados nas tintas verdes para criar uma floresta de lindos pinheiros! As bolas de algodão podem ser adicionadas para formar as núvens de um céu invernoso ou desfiar o algodão para acrescentar nos topos das árvores, com a tinta ainda fresca para colar. Com um pouco de purpurinas crie o efeito brilhante da neve nas montanhas brancas. Uau!

Fazer um livro original

Ofereçam “o meu primeiro livro” em que a história é contada por alguém muito especial…!

Miúdos, vamos preparar o Natal? 2

As primeiras palavras do bebé deliciam todos os que as ouvem, mesmo sem perceber o que significam! Registem as palavras e os sons (entre 3 a 6) que se ouvem do bebé e, escrevendo cada um numa folha, comecem a preparar o livro que surpreenderá toda a família! Ilustrem com as mãos e os pés do bebé, incluindo uma pequena nota a rodapé com a palavra a que se referem. Alegrem a vossa família com o “grande lançamento” deste livro único!

Presentes como este trazem alegria e doces memórias para os pais e para toda a família ao longo dos anos. E também deliciarão os pequenotes quando forem mais velhos!

 

Montanhas de almofadas com neve!

Construa um percurso montanhoso para a criança. Poderá usar almofadas, caixas, cobertores ou outros objetos que oferecem segurança à criança para explorar um caminho de altos e baixos. Se possível pode cobrir esses objetos com uns colchões criando um cenário de inverno, como umas montanhas cobertas de neve.

Com a sua ajuda a criança poderá andar pelas montanhas ao som de uma música animada e imaginar que desliza na neve.

Esta brincadeira vai ajudar a criança a desenvolver a sua confiança à medida que faz um percurso desafiante com o apoio de um adulto de referência, e também fortalece a sua coordenação e equilíbrio.

Descubra aqui mais ideias fantásticas para uma viagem ao mundo da neve.

Espreita pela janela. Brrrr, que frio!

Para esta atividade vai precisar de folhas de papel autocolante em tamanho A4 ou A3, tinta branca; pincéis; bolas de algodão; purpurinas; folha de alumínio; papel de seda branco.

Comece por fazer confetis de encantar, cortando pequenos pedaços de papel de alumínio e de papel de seda branco e reserve numa taça. Com fita-cola, fixe uma folha de papel autocolante na mesa (parte com cola para cima) e convide a criança a pintar um cenário de inverno com um pincél e tinta branca. Use as bolas de algodão como nuvéns ou como copas de árvores, e também podem usá-las para pintar, em vez do pincél.  Com os pequenos galhos faça os troncos e ramos das árvores. O papel de ceda branco pode ser usado para criar várias formas, cortado ou torcido (lua, boneco de neve, montanhas). Dê um pouco de brilho ao vosso cenário com as purpurinas e os confetis de encantar! Termine colocando outra folha de papel autocolante por cima.

Lá fora faz frio, mas a neve é tão bonita e brilhante!

 

Ofereçam um quadro com registos de danças divertidas…!

Miúdos, vamos preparar o Natal? 3

O papel de cenário ou cartolina bem seguro servirá de palco para danças divertidas e coloridas! Com os pés descalços, a criança terá a oportunidade de explorar o movimento e observar o seu registo no papel. Com tinta apropriada para crianças, os seus pés dançam e pintam ao mesmo tempo, ao som de uma música agradável e divertida. O adulto apoia a criança de mãos dadas e acompanha a sua dança… enquanto durar! Podem preferir fazer sentados, ou ainda com as mãos dançando na folha colocada sobre a mesa enquanto se ouve a bonita música.

Momentos especiais proporcionados por experiências divertidas criam memórias felizes para toda a vida! As crianças têm ainda mais gosto em apender a partilhar aquilo que mais gostam de fazer. Esta atividade estimula a expressão e o movimento criativo e desenvolve o equilíbrio.

 

Criem mensagens de carinho para partilhar!

Peça à criança para pensar no que mais gosta de cada pessoa da sua família e para lhes fazer um desenho. Procure saber se também querem ajuda a escrever mensagens especiais. Decorem envelopes e preparem surpresas para o Natal! Coloquem as mensagens dentro do envelope, expliquem a importância do selo e ensinem a colar na respetiva zona do envelope. Façam uma caixa de correio para cada criança “enviar” a sua carta! Depois levem-nas para os correios e dentro de poucos dias a carta chegará ao seu destino.

Miúdos, vamos preparar o Natal? 4

Escultura de neve fofinha

Para esta atividade vai precisar de marshmallows grandes e pequenos, palhinhas ou palitos de espetada, lã, cola brilhante, pratos de papel e laca para cabelo.

Peça à criança que coloque os marshmallows na palhinha e à medida que se vão juntando vão criando pequenas esculturas de neve. Fixe os marshmalows uns aos outros com cola brilhante e adicione alguma cola sobre a  escultura e finalize com laca para ajudar a preservar. As palhinhas ou palitos podem-se unir  e criar variadas esculturas com diferentes formas!

Com um fio de lã pode pendurar a escultura ou então optar por colá-la num prato de papel. Que delicioso enfeite para a árvore de Natal!

E como fazer um boneco de neve com marshmallows para adoçar o almoço de Natal? Veja aqui.

Receita de Boneco de neve de marshmallow

Mostrem-nos as vossas obras de arte e contem-nos como foi viajar até ao mundo da neve sem sair de casa:)

Um bom fim de semana para todos!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top