Jogo de mímica (12 aos 24 meses)

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Os mais pequenos adoram ser “macaquinhos de imitação” e adoram a mimica.

Assim, à vez, observem-se mutuamente na realização de movimentos simples como tocar na ponta do nariz, bater palmas ou esconder os olhos.
Dobre os joelhos, bata com as mãos no solo, abre e feche a boca.
“Cante” as acções que está a realizar. Faça esta brincadeira muitas vezes, mas não a deixe prolongar-se no tempo, usando uma frase de código para o seu final (que poderá ou não ser executada).
Por exemplo, após algumas imitações diga: “Que tal comermos uma banana?” E dê o jogo por terminado naquele dia.

Competências em destaque:

  • Consciência corporal
  • Coordenação motora
  • Concentração
  • Linguagem

Dos 12 aos 24 meses

Nesta fase de vida dos pequenotes assistem-se a enormes conquistas. É um período mágico que poderá ser enriquecido com gargalhadas, conversas, canções e descobertas emocionantes nos momentos do quotidiano. A brincadeira continua a ser, por excelência, a melhor maneira de ensinar novas competências aos mais pequenos, estimular a imaginação e desenvolver a auto-estima. Nesta fase as crianças adoram mostrar a sua autonomia através de objectivos simples – como abrir ou fechar uma caixa, ou limpar uma mesa. Quer esteja a rastejar, a gatinhar ou a andar, o seu bebé gosta da recém descoberta mobilidade que acompanha a sua enorme curiosidade pelo mundo que o rodeia. O desenvolvimento da motricidade fina permite-o manusear os objetos mais pequenos com maior domínio e já começa a empilhar caixas ou blocos. A determinação da criança em explorar tudo, fá-la manusear, provar, agitar e rolar o que estiver ao seu alcance. A sua motricidade cada vez mais sofisticada permite-lhe andar, correr e até trepar! E também já consegue comer sozinha com uma colher. Inicialmente o gosto pela voz dos crescidos torna-o atento e entusiasmado com o momento das canções ou das histórias, e por começar a perceber muitas palavras começa a responder a algumas delas. A partir dos 18 meses, as palavras que consegue verbalizar já são muitas e consegue formar frases simples com duas ou três palavras! Grandes conquistas que acompanham o seu gosto por brincadeiras que envolvam os sentidos e que permitem expressar como aprecia a música por exemplo.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top