Quais as melhores brincadeiras para as crianças entre os 3 e os 5 anos? [com sugestões de livros infantis]

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

brincadeiras, crianças, Chicco, Espreguiçadeira, carrinho de bebé, roupa bebé, roupa bébé, roupa bebe, licença parental, abono de família, creche, dodot, cadeiras auto, cadeira auto, roupa de bebé, roupas de bebés, berços bebé, licença de maternidade, roupa criança, andarilho bebe, jardim de infância, fraldas, sapatilhas criança, carrinho bebé, carrinho bebe, ténis criança, isofix, biberões, roupas recém nascido, camas bebé, alcofa, loja chicco, loja de bebé, sapatos bebé, cadeiras bebé, berços bebé, nomes de bebé, chicco outlet, chuchas, babygrow, cadeira auto bebé, gymboree, brincar, desenvolvimento infantil, pediatra, pediatras, mãe, pai, parentalidade, empreendedorismo, Decathlon, Benfica, Worten, Continente, Fnac, Pingo Doce, Auchan, Jumbo, Lidl, Decathlon Alfragide, Chicco, Monsanto, Bicicleta, Decathlon Lisboa, Dodot, Parque Infantil, quinta das Conchas, Horário
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O desenvolvimento da criança entre os 3 e os 5 anos

O tempo passa rápido, não é?!  Ainda ontem nasceu e hoje o seu filho já se está a preparar para a entrada na escola!

Ele está a aperfeiçoar as suas capacidades motoras e também as competências cognitivas, linguísticas, comunicacionais e sociais. É também nesta fase que as crianças aprendem muitas competências de auto-ajuda tais como vestirem-se e comerem sozinhas (mas não sem uma balbúrdia!).

Quais as melhores brincadeiras para as crianças entre os 3 e os 5 anos? [com sugestões de livros infantis] 1

 

Melhores brincadeiras e interesses

Encontrar as melhores brincadeiras para entreter as crianças desta idade e ao mesmo tempo estimular as suas competências ao nível global passa essencialmente por seguir os seus interesses. 

A sua nova capacidade para categorizar e agrupar ajuda-as a compreender as semelhanças e as diferenças entre as pessoas, o que faz desta uma óptima fase para aprenderem a respeitar as diferenças e a relacionarem-se com os outros.

Entre os 3 e os 5 anos, a melhor forma de promover o desenvolvimento saudável da criança, é incentivar a exploração, estimular o pensamento acerca de objetos, das pessoas e de como o mundo funciona. Para ajudar a criança a torna-se uma pessoa que gosta de refletir e aprender e um aluno para a vida inteira, faça-lhe várias questões –  e esteja preparada para lhe responder, uma vez que as crianças, nesta idade, são infinitamente curiosas.

Para responder às perguntas da criança de uma forma que ela compreenda, pergunte-lhe primeiro qual é que ela acha que será a resposta. Isto permitir-lhe-á ter uma ideia do nível de compreensão da criança, para que possa adequar as suas respostas.

Nesta fase, há muitas competências motoras em desenvolvimento e aperfeiçoamento, como a pontaria, o equilíbrio e a força, assim como competências sociais, por exemplo, o saber esperar pela sua vez. Esta idade dos porquês e curiosidades também é acompanhada por um importante desenvolvimento emocional que precisa de umas boas doses de compreensão, paciência e encorajamento nas conquistas por parte do adulto.

O que poderá notar de novo no seu filho a partir dos 3 anos:

 

As conquistas motoras

  • Já consigo fazer muitas coisas com os meus dedos e mãos: virar as páginas de livros, rabiscar com lápis, desenhar círculos e outras formas, e usar tesouras para crianças. Já posso ir mexer no bolo, empurrar os botões do comando da televisão, e ajudar a separar a roupa.
  • Eu pontapeio e atiro bolas, e já consigo aguentar-me num só pé. Já subo e desço escadas melhor e mais rápido do que antes porque agora só ponho um pé em cada degrau.
  • Estou a aprender a fazer tantas coisas: eu posso deitar o leite nos meus cereais, lavar-me na banheira (enquanto me supervisionas, claro) e vestir-me com roupa prática.

O desenvolvimento emocional

Quais as melhores brincadeiras para as crianças entre os 3 e os 5 anos? [com sugestões de livros infantis] 2

  • A minha curiosidade pode levar-me para “viagens” intermináveis. Embora eu goste de aprender a explorar, ainda preciso que me mantenhas seguro e me ajudes a distinguir o certo do errado.
  • Adoro a minha independência, mas também preciso que me ajudes e faças coisas por mim.
  • Por vezes eu afasto-te, outras quero que fiques bem perto de mim.
  • Presto atenção às tuas palavras e ao tom da tua voz. Eu sei ver quando estás triste, assustado ou irritado, e, por vezes, também me sinto assim. A tua aprovação e desaprovação podem moldar a forma como eu me sinto acerca de mim próprio.
  • Estou a aprender a controlar-me. Compreendo cada vez melhor o que esperas de mim. Por vezes consigo impedir-me de fazer coisas que sei que não devia, mas nem sempre. Consigo controlar o meu comportamento quando me dás algumas regras simples e claras para eu seguir – e se me ajudares quando me esqueço.
  • Posso desenvolver novos medos – do escuro, monstros, pessoas mascaradas – porque não compreendo a diferença entre a fantasia e a realidade. Os meus medos podem fazer com que me seja difícil dormir à noite, e fazer com que eu acorde e chamar por ti.

As relações com os outros, com os objetos e a compreensão do mundo em redor:

  • Estou a aprender como cuidar dos outros pela forma como cuidas de mim. Já consigo confortar um amigo triste.
  • Gosto de brincar com as outras crianças. Nós estamos a tornar-nos melhores a partilhar, mas ainda precisamos de ajuda.
  • Preocupo-me com os meus bonecos e animais. Posso fazer de conta e usar a minha imaginação, e já consigo inventar histórias: posso transformar a minha torre de blocos numa casa ou fazer de conta que um bloco é um telefone.

Quando me observas e te juntas a mim nas minhas brincadeiras de faz de conta, podes aprender muito acerca do que eu penso e sinto. E, quando fazemos de conta que eu sou a mamã ou o papá a sair para o trabalho, poderás ver como eu estou a aprender a lidar com as nossas separações.

  • Estou a aprender a explorar brinquedos e objetos de formas cada vez mais complexas. E consigo também organizá-los, por exemplo já sei pôr todos os brinquedos que têm rodas numa caixa.

O desenvolvimento da comunicação:

  • Já posso saber mais de 200 palavras na minha língua mãe. E, se tiver contacto com uma segunda língua, vou decorar também algumas dessas palavras.
  • Posso juntar palavras de forma a fazer frases.
  • Posso contar-te acerca de muitas das coisas que aconteceram ontem e do que eu penso que acontecerá amanhã.
  • Ás vezes fico frustrado quando tento expressar-me, por isso, por favor, ouve-me pacientemente. Poderá ajudar se puseres em palavras o que pensas que eu estou a tentar dizer, porque me faz sentir compreendido e me ajuda a juntar novas palavras ao meu vocabulário.
  • Também sei usar o meu corpo para comunicar. Faço danças, canções e histórias, e desenho imagens que podem ajudar-te a compreender o que vai na minha cabeça.
  • Adoro quando me lês ou contas histórias, principalmente quando são acerca de coisas que eu conheço: animais, famílias, ou locais que já tenha visitado.
  • Por vezes gosto de contar-te a história ou fingir ler.
  • Adoro canções, brincadeiras com os dedos e jogos com palavras sem sentido.

As melhores brincadeiras

Explorar criativamente em movimento promove a linguagem, a coordenação e a capacidade cognitiva.

A exploração das novas competências (pré-desportivas e não-competitivas) promove a autoconfiança. Participar em jogos com os pares ajuda as crianças a adquirir competências sociais tais como fazer turnos e partilhar, que serão necessárias para o seu sucesso futuro na escola.

É importante preparar a entrada na escola, quando chegar a hora. As crianças aprendem a participar num contexto de grupo sem os seus pais. Elas interagem com os pares e aprendem a confiar noutros adultos.

Ouvir contar histórias promove o desenvolvimento da linguagem e alarga a sua compreensão do modo como o mundo funciona.

Veja estas e outras sugestões de brincadeiras para estimular as competências das crianças entre os 3 e os 5 anos na nossa seleção das 10 melhores brincadeiras para estas idades desafiantes e cheias de surpresas!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top