Como a massagem infantil fortalece o laço afectivo entre a mãe e o bebé.

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

laço afectivo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Quais os benefícios da massagem ao bebé?

O estabelecimento de uma relação emocional próxima, única, que se constrói desde os primeiros momentos de interacção entre a mãe e o bebé (vinculação*) é um processo que implica uma adaptação progressiva, por parte de ambos os intervenientes. Este tipo de laço é fundamental para transmitir ao bebé segurança e confiança para explorar o mundo. Mas, a sua importância não se cinge aos primeiros meses de vida.

Sabia que os padrões de vinculação têm impacto em acontecimentos a longo prazo e em áreas tão vastas como a família e o trabalho.
Cada dia constitui, então, uma oportunidade única para fortalecer esse valioso laço emocional. O toque e a massagem são comprovadamente uma forma de aproximação emocional, promovendo o bem-estar global do bebé (e do cuidador também).

A massagem infantil ajuda o bebé a dormir mais e melhor, reduz a instabilidade emocional, aumentando o bem-estar físico e emocional do bebé. Como resposta, o bebé irá dirigir-lhe sorrisos, olhares e balbucios, sinalizando as suas primeiras competências sociais.

I.M.
* Foi John Bowlby quem, em meados do séc. XX, introduziu a teoria da vinculação no domínio da psicologia do desenvolvimento.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top