A Magia da Música

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Música

A música está presente nas nossas vidas desde o início dos inícios… dentro da barriguinha da nossa mãe já conseguimos distinguir sons e mais tarde reconhecer melodias que “memorizamos” ainda dentro do útero.
Canções de embalar, ritmos de “cu-cu”, sequências de palmas… são momentos musicais que muitos pais praticam com os seus filhos. Muitos fazem-no “porque sim”, é intuitivo, outros porque acham que o bebé gosta ou que o acalma, outros fazem-no porque acham que os seus filhos se sentem bem com estas brincadeiras, contudo, estes momentos mágicos proporcionam muito mais do que isso.
Mark Tramo, um neurocientista da Universidade de Harvard, explica que a exposição musical tem benefícios intelectuais que vão para além de noções de ritmo ou melodia. O caminho mental que é utilizado para processar música, serve de condutor para o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio matemático e abstrato! O que significa que ao exercitarmos o cérebro dos nossos pequeninos através de brincadeiras musicais estamos a fortalecer outras competências intelectuais que vão mais tarde ser comprovadas através de facilidades em começar a falar, ou em resolver desafios matemáticos apresentados na escola!Vamos então proporcionar aos nossos pequenotes estímulos musicais!
Aqui ficam algumas dicas que podem ser utilizadas em casa, no carro, enquanto fazem compras, em qualquer momento em que esteja com o seu filho…

– ponha música ambiente, não é necessário ser música para bebés ou clássica, por exemplo, mostre ao seu bebé o seu estilo musical favorito!
– cante músicas para/com o seu filho.
– com palmas, estalinhos, sons com a boca, faça diferentes ritmos… e veja como ele vai tentar repetir!
– brinque ao cu-cu por exemplo associando uma música, canta a música e no final faz “cu-cu”!
– com os instrumentos musicas que tenha em casa, e podem ser panelas, caixas de plástico ou garrafas de vidro, faça ritmos e deixe o seu filho utiliza-los de forma a verificar os diferentes tipos de sons!
– com os mais velhos podem construir instrumentos musicais com material reciclável e no final tocarem uma música que conheçam.
– dance com o seu bebé! Se ainda não consegue estar de pé, pegue nele ao colo e dancem os dois ao ritmo de diferentes tipos de música!

Brinque o mais que conseguir com a música… ela é realmente MÁGICA!
SMC

Fontes:
Masi, W. S., Toddler Play, 2004; GYMBOREE & Weldon Owen Publishing.
http://www.hno.harvard.edu/gazette/2001/03.22/04-music.html

4yrold_art_music-005
Brincar com um instrumento é um excelente estímulo musical
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top