Ler e contar histórias

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Os benefícios de ler histórias

A ideia de ler e contar histórias a um bebé, que não consegue compreender plenamente aquilo que lhe está ser dito, parece-lhe desajustada? No Gymboree acreditamos que nunca é cedo de mais para começar a ler ou contar histórias ao seu filho.
Dia após dia, os bebés esforçam-se por “absorver” e processar a informação linguística que recebem.
Se não sabe que história contar… Ou em alternativa, às histórias de livros infantis, invente uma história a partir de um livro cheio de imagens coloridas. Fale de si ao seu bebé. Conte a história da vossa ida ao supermercado ou ao médico. O que viram e ouviram? O que sentiram?
Torne a história realista. Os bebés adoram percepcionar variações no tom, no volume e na velocidade do discurso que escutam. Observam atentamente cada expressão facial que os adultos fazem enquanto falam com eles. “E… Quando de repente ouviram crucccch, crucccch, olharam… E viram que era o cão da vizinha a comer uma bolacha de chocolate. Nham! Nham!”
Invente novos finais para as histórias tradicionais. Nos primeiros meses de vida, não é importante que a história faça sentido. O que o bebé anseia é ouvir o som da sua voz.
Já começou a contar histórias ao seu bebé? Existe algum livro ou história que ele mostre preferir?
I.M.
Descobrir
Ler, contar e inventar histórias!
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000
newest oldest
Lipa
Visitante
Lipa

Enquanto lhe mudo a fralda ou dou banho, conto imensas histórias à Dalila, a maioria delas inventadas “à pressão”. A avó costuma fazer uma espécie de teatrinho com os bonecos dela, enquanto ela está na esperguiçadeira. E é vê-la delirar!

Anónimo
Visitante
Anónimo

Concordo em pleno com o texto que escreveu, devemos contar, inventar e recriar histórias para os “nossos” meninos.No meu entender, é um exelente investimento no desenvolvimento das crinças, desde a mais tenra idade.
Pequenas e simples histórias podem criar momentos mágicos, para isso bastando um pouco de imaginação, ritmo e sobretudo um grande prazer, ao sermos, tantas vezes surpreendidos com o final da história criado por eles.

cinda
Visitante
cinda

Foi por intermedio de uma amiga que tive conhecimento deste novo processo de Aprender a conviver com os nossos filhos. E que Também nos possibilita aprender a conhermos melhor os nossos filhos e eles a nós. Tenho 3 filhos, de 6 e 3 anos e um recem chegado , com 4 meses.Gostaria de participar nas vossas actividades, mas iniciativas destas deviam, acho eu, ser mais acessiveis as “nossas bolsas”. A minha amiga tem ME REVELADO MARAVILHAS DOS VOSSOS SERVIÇOS (frequenta o v espaço Telheiras com a filha e está radiante com a qualidade e eficiencia das monitoras).Deixo o rapto…porque nao… Read more »

cinda
Visitante
cinda

por lapso (lamentavel) na mensagem que deixei, onde escrevi “rapto” deverá ler se “repto”. O lapso deveu se ao choro insistente da Lara que não me deixou concentrar 🙂

Gymbo
Visitante
Gymbo

Cara Cinda, Muito Obrigado pelo seu comentário e sugestão. Neste momento a nossa mensalidade para Gymboree é de 59 Euro. Dá acesso a uma aula semanal e a 3 horários de Open Gym (por semana). O custo de cada hora fica abaixo dos 4 Euro. E aos nossos inscritos é ainda oferecido um pacote de 4 aulas de outros programas para que nos conheçam ainda melhor. Há tambem descontos para multiplos programas, eventos, festas e nos nossos produtos.Estas condições melhoram para pagamentos trimestrais ou semestrais onde oferecemos descontos muito significativos, e ao fim de 6 meses connosco temos tambem um… Read more »

Filipa
Visitante
Filipa

Sou uma leitora ávida! E como tal é das coisas que sempre pensei em passar ao meu filho.
Comecei com ele pequenino, ainda em casa comigo, a tentar despertar-lhe este gosto.
E agora parece que não quer parar. Ainda há pouco tempo, contava-me ele as “estórias”, mas ultimamente acho que percebeu que há mais para lá das imagens.

Gostei imenso deste vosso texto com o qual me identifiquei.
Obrigada
Filipa Prieto

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top