Aproveite as férias e os dias de calor do Verão para dar “banho” e eliminar os ácaros nos peluches do seu bebé ou criança.
Deixamos aqui algumas instruções de como lavar os peluches seja na máquina ou à mão e alguns truques de combate aos ácaros. Vai ver que o peluche até vai gostar da “hora do banho fresco” nestes dias quentes!
O nosso peluche preferido também tem conselhos para si 🙂
Peluches: o mundo perfeito dos ácaros e bactérias
Sendo que os peluches são parte comum da decoração de qualquer quarto infantil, e por vezes são o brinquedo preferido da criança, é comum que as crianças tirem das prateleiras bonecos que estavam a acumular pó. O problema é que com o boneco vêm centenas de milhares de ácaros, amantes de ambientes cálidos e húmidos como os pelos de um peluche. Por serem feitos de fibras, os peluches acumulam muito pó e por isso são um dos alvos preferidos dos àcaros e são das principais causas de alergias do aparelho respiratório. Sem contar que como servem de brinquedo para bebés e crianças, caem no chão, são arrastados pela casa e acabam sujos e encardidos.
Por isso, é importante manter os peluches limpos para preservar a saúde das crianças, principalmente as alérgicas. E fazer isso é mais fácil do que imagina.
Se uma criança tem asma ou problemas respiratórios mais agressivos, o ideal era afastar-se dos peluches. Mas pode sempre colocá-los numa máquina de lavar a 55ºC não deixando de estar atenta às instruções das etiquetas e à existência de materiais elétricos dentro dos bonecos. Coloque um pouco de amaciador e use um ciclo apropriado a roupas delicadas.
Caso o boneco não possa entrar dentro de água, para peluches delicados ou com equipamento interior, pode lavar à mão ou usar ainda outra técnica: esfregue um pano húmido no pelo do peluche, escove-o e depois volte a limpá-lo com sabão em pó, um pouco de água e amoníaco. Ponha-o a secar e depois pode voltar a ser usado.
Uma vez que os ácaros não resistem a baixas temperaturas pode também usar o seu congelador para resolver a questão. Basta colocar directamente os peluches dentro de um saco plástico, daqueles usados na cozinha para congelar alimentos, tirar todo o ar e levar ao congelador por 24 horas. Em caso de os ter lavado primeiro, aplique este método e truque apenas depois dos peluches estarem completamente secos.
Se os bonecos não estiverem realmente sujos e apenas os quiser limpar por uma questão de higiene, use bicarbonato. Humedeça o boneco com água, coloque algum bicarbonato de sódio e deixe-o durante uma noite num saco de plástico. No dia seguinte retire o composto químico e está limpo.
E pode também aspirar o peluche, evitando que o pó se acumule.
Lavagem na máquina
- Providencie um daqueles sacos de lavar roupas delicadas para evitar o atrito com as pás da máquina. Se não tiver, a alternativa é colocar os ursinhos dentro de uma fronha e amarrar;
- Selecione o modo suave de lavagem e aplique o detergente que costuma usar no dia-a-dia mas em dose reduzida;
- Terminada a lavagem, deixe o brinquedo secar à sombra. A secagem ao sol pode deixar os peluches com odor de tecido húmido. Não tenha pressa, a secagem pode demorar horas e até dias.
Lavagem à mão
- Numa bacia, misture água e detergente até formar espuma e molhe delicadamente o peluche, mas sem encharcá-lo;
- Use uma esponja macia ou use as mãos mesmo para espalhar a espuma por todo o brinquedo;
- Esfregue com cuidado e enxágue delicadamente;
- Jamais torça o brinquedo, pois isso pode deformá-lo. No máximo, pressione a pelúcia levemente para remover o excesso de água;
- Use um pano para tirar a humidade e deixe secar à sombra mas num ambiente seco.
(Informação e inspiração de artigos do Observador e do site Dicas de Mulher)