Hora da caminha

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Rotina de deitar

Como prometido, abordamos novamente o tema das rotinas. Desta vez, dedicaremos atenção a uma rotina em particular – a hora de deitar. Esta é uma rotina importante de implementar mesmo quando não se está em casa (por exemplo em viagem) e tão cedo quanto possível.
O bebé, ou a criança, irá sentir-se mais calmo se conseguir antecipar o que irá acontecer e ficará grato por lhe proporcionar acontecimentos consistentes e previsíveis. Também para si, os momentos que antecedem a hora do deitar do seu filho podem ser especiais, por aquilo que fazem juntos.
O ritual poderá começar onde for mais conveniente, contudo, deverá terminar no quarto da criança, sendo importante valorizar este local como sendo um sítio agradável para se estar e onde se podem realizar diferentes actividades.
As rotinas que marcam a hora de deitar podem ser múltiplas. Aquilo que funciona, e é adequado para uma família, não será necessariamente o mesmo que é para outra. Deixamos algumas sugestões.
* Higiene pessoal. Lavar a cara e as mãos, mudar a fralda, lavar os dentes e vestir o pijama.
* Uma brincadeira calma, como um jogo do cu-cu no quarto do bebé. Convém não ser uma brincadeira que deixe a criança excitada.
* Uma dança ao som de uma música favorita. Ao colo quando o bebé não anda, de mão dada para crianças mais crescidas.
* Uma canção acompanhada de gestos.
* Ouvir uma música calma com o adulto por perto. Baixar o som enquanto a criança adormece sozinha.
* Uma história. De um livro ou inventada no momento.
* Uma conversa. Mesmo quando o bebé ainda não fala, ele adora que dialoguem com ele. Podem, por exemplo, conversar sobre o dia que está terminar.
* Dar um beijo de boa noite às pessoas lá de casa. “Até amanhã, papá. Beijinhos mana.”
* Desejar boa noite aos brinquedos favoritos. “Dorme bem ursinho. Até amanhã avião vermelho. Bons sonhos lápis de cor.”
Qual é a vossa rotina? Têm alguma especial?
I.M.
Rotina de deitar
Rotina de deitar
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000
newest oldest
Silvia
Visitante
Silvia

Já desde há uns meses que conseguimos estabelecer uma rotina com a Mariana que tem dado frutos. Tentamos sempre que vá para a caminha por volta das 21 e o ritual que antecede esse momento varia mt pouco… Come perto das 20, lava dentes, veste pijama e brica connosco uns 10 min na sala… O pai deita-a – se for eu quer o meu colo – e conta-lhe uma história durante uns 5 minutos. Apaga-se a luz e ela fica tranquilamente agarradinha ao seu cão e adormece… Nesse aspecto temos tido sorte… è um anjo a adormecer.

Filipa
Visitante
Filipa

O Guilherme estava com uma rotina que não era de todo a melhor para ele, mas por fruto da “preguicite” dos pais: ainda dormia no nosso quarto, e demorava muito para adormecer. Agora que passou para o quarto dele, tem uma rotina semelhante à da Mariana, mas depois dos beijinhos e “chau, chau” todos, inclusivé aos “miau”‘s fica sozinho no quarto e adormece quase que imediatamente. Foi muito importante a passagem dele para o espaço dele!

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top