Hora da caminha

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Rotina de deitar

Como prometido, abordamos novamente o tema das rotinas. Desta vez, dedicaremos atenção a uma rotina em particular – a hora de deitar. Esta é uma rotina importante de implementar mesmo quando não se está em casa (por exemplo em viagem) e tão cedo quanto possível.
O bebé, ou a criança, irá sentir-se mais calmo se conseguir antecipar o que irá acontecer e ficará grato por lhe proporcionar acontecimentos consistentes e previsíveis. Também para si, os momentos que antecedem a hora do deitar do seu filho podem ser especiais, por aquilo que fazem juntos.
O ritual poderá começar onde for mais conveniente, contudo, deverá terminar no quarto da criança, sendo importante valorizar este local como sendo um sítio agradável para se estar e onde se podem realizar diferentes actividades.
As rotinas que marcam a hora de deitar podem ser múltiplas. Aquilo que funciona, e é adequado para uma família, não será necessariamente o mesmo que é para outra. Deixamos algumas sugestões.
* Higiene pessoal. Lavar a cara e as mãos, mudar a fralda, lavar os dentes e vestir o pijama.
* Uma brincadeira calma, como um jogo do cu-cu no quarto do bebé. Convém não ser uma brincadeira que deixe a criança excitada.
* Uma dança ao som de uma música favorita. Ao colo quando o bebé não anda, de mão dada para crianças mais crescidas.
* Uma canção acompanhada de gestos.
* Ouvir uma música calma com o adulto por perto. Baixar o som enquanto a criança adormece sozinha.
* Uma história. De um livro ou inventada no momento.
* Uma conversa. Mesmo quando o bebé ainda não fala, ele adora que dialoguem com ele. Podem, por exemplo, conversar sobre o dia que está terminar.
* Dar um beijo de boa noite às pessoas lá de casa. “Até amanhã, papá. Beijinhos mana.”
* Desejar boa noite aos brinquedos favoritos. “Dorme bem ursinho. Até amanhã avião vermelho. Bons sonhos lápis de cor.”
Qual é a vossa rotina? Têm alguma especial?
I.M.
Rotina de deitar
Rotina de deitar
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
2 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
Silvia
Silvia
13 Março, 2008 19:12

Já desde há uns meses que conseguimos estabelecer uma rotina com a Mariana que tem dado frutos. Tentamos sempre que vá para a caminha por volta das 21 e o ritual que antecede esse momento varia mt pouco… Come perto das 20, lava dentes, veste pijama e brica connosco uns 10 min na sala… O pai deita-a – se for eu quer o meu colo – e conta-lhe uma história durante uns 5 minutos. Apaga-se a luz e ela fica tranquilamente agarradinha ao seu cão e adormece… Nesse aspecto temos tido sorte… è um anjo a adormecer.

Filipa
Filipa
2 Abril, 2008 9:13

O Guilherme estava com uma rotina que não era de todo a melhor para ele, mas por fruto da “preguicite” dos pais: ainda dormia no nosso quarto, e demorava muito para adormecer. Agora que passou para o quarto dele, tem uma rotina semelhante à da Mariana, mas depois dos beijinhos e “chau, chau” todos, inclusivé aos “miau”‘s fica sozinho no quarto e adormece quase que imediatamente. Foi muito importante a passagem dele para o espaço dele!

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top