Festa dos objetos!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

objetos
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

objetos

Bolinhas sensoriais (0 aos 6 meses)

Neste exercício vamos estimular a força das pernas do seu bebé e ajudá-lo a descobrir novas sensações nos pés, assim vamos preparando-o para sentir o chão onde andará futuramente. Através de objetos, como as bolas que tenha por casa (podem ser de plástico, madeira, papel, entre outros) com diversas texturas e materiais diferentes, passe-as pelos pés do seu bebé, uma de cada vez (é necessário que esteja deitado). Enquanto faz este exercício vá falando com o seu bebé e pode até falar das sensações que as bolinhas causam.

Uma actividade muito fácil de fazer e que ajuda o seu bebé a explorar novas sensações através dos pés.

 

Encaixar e arrumar (6 aos 10 meses)

Por esta altura, as crianças têm algumas habilidades que por vezes desconhecemos, mas que vão adquirindo com o tempo e por imitação. Para esta atividade só precisamos de materiais que facilmente temos em casa e, desta forma, vamos criar uma interação entre criança/adulto e criança/brinquedo. Ou seja, só precisamos de uma caixa, por exemplo, de fraldas e de alguns objetos leves e não perigosos que caibam dentro da mesma. Quando tivermos tudo organizado, só precisamos de sentar a criança e começamos a colocar os objetos dentro da caixa, ao mesmo tempo que chamamos a atenção da criança para que faça o mesmo. Atenção que pode demorar algum tempo, mas com persistência temos a certeza que todos conseguem! Com o passar do tempo e com a prática, podemos ir dificultando o jogo, fechando a caixa, abrindo formas na tampa para que a criança consiga encaixar e arrumar as peças dentro dessas aberturas. Não se esqueçam de incentivar para que tirem também as peças da caixa.

É uma atividade simples e muito prática, não é? E com ela conseguimos promover interações criança/adulto e criança/brinquedo, desenvolver a coordenação da motricidade fina e estimular para a causa-efeito.

 

Objetos multifunções (10 aos 16 meses)

Quantas vezes olhamos para os brinquedos e pensamos que já os usámos tantas vezes e que já repetimos brincadeiras vezes sem conta? Afinal os objetos que temos em casa podem ser multifunções e um carro para além de nos transportar em viagens, pode também ser um pente para o cabelo. Ou um livro … um livro pode passar de livro a uma rampa para carro. Será possível? Vamos experimentar! Pegamos em livros de diferentes tamanhos que temos em casa e colocamos inclinados, por forma a formarem rampas de diferentes tamanhos e várias inclinações. Depois das rampas todas montadas com a ajudas das crianças, pegamos em carros ou mesmo em bolas e colocamos nas rampas. Podem começar por experimentar diferentes objetos, nas diversas rampas que inventaram e, posteriormente, sugerimos que façam corridas entre toda a família. Vamos ver quem ganha?

Com esta atividade que facilmente montamos em casa, desenvolvemos a autoconfiança e autonomia da criança, promovemos o espírito de equipa, proporcionamos momentos de interação entre criança/adulto e, acima de tudo, divertem-se muito com uma brincadeira simples e montada por todos!

 

Dinamização de uma história (16 aos 22 meses)

As histórias são um material infalível é importante o contacto com livros desde cedo. Propomos que no lugar de uma leitura de história comum, o adulto procure fazer uma dinamização, em que adulto e criança são também personagens e procuram estar ativos na ação. Caso esteja sem ideias, sugerimos a dinamização do livro “Vamos à caça do Urso” é garantido que todos se vão divertir, ao mesmo tempo que desenvolvem algumas aprendizagens a nível psicomotor, social e cognitivo. Esta história encontra facilmente com uma pesquisa na web.  Na história, adultos e crianças vão à caça do urso e durante a caçada, deparam-se com diferentes obstáculos e para os ultrapassarem terão que recorrer a diversos tipos de movimentos locomotores e não locomotores. Esta atividade obriga a que todos se mexam muito e prometemos, será certamente divertida!

Através desta atividade conseguimos promover a autonomia, desenvolver o espírito de cooperação, diversificar uma atividade comum e fortalecer a relação adulto/criança. Vão experimentar?

 

Desafio 007 (22 aos 28 meses)

Estar com as crianças muito tempo em casa nem sempre é fácil e fazer atividades fora do comum é o que as vai cativar mais nestes dias. Temos a solução para si. Tem um corredor em casa? e papel higiênico? ou uma corda? ou fita isoladora? Utilize um destes materiais ou similar para esta atividade. O que tem que fazer? um circuito de laser pelo seu corredor. Prenda o papel higiênico ou a corda à parede com fita cola e crie o seu circuito 007. O objetivo é conseguir atravessar o corredor sem tocar no laser.

Esta atividade ajuda a sua criança a desenvolver a sua motricidade grossa ao mesmo tempo que se diverte a fingir de polícia, por exemplo.

 

Pintura com algodão (28 aos 36 meses)

Já fizemos pinturas com as mãos e com os pincéis, vamos agora arranjar outras formas de o fazer. Esta é muito simples. Faça bolas de algodão e prenda a uma mola, deixando o algodão mesmo na ponta da mola. Despeje várias cores num prato separadas, e deixe a criança demolhar o algodão na tinta e dar asos a sua imaginação.

 

Festa do pijama (3 aos 5 anos)

Os mais crescidos já se sentem quase adultos e, como tal, temos a certeza que esta brincadeira lhes vai interessar! Que tal uma festa do pijama na sala de vossa casa? É muito fácil e vai agradar a todos! Só têm que criar tendas, com lençóis, aproveitando o sofá e cadeiras que possam disponibilizar. Depois das tendas montadas, precisamos de fazer as camas e nada melhor que um colchão diferente do habitual. Que tal um colchão insuflável? De certeza que os mais novos vão gostar da ideia!

Na hora de jantar e já com as tendas montadas e tudo pronto para a grande noite, podem fazer um piquenique no chão da sala, tal como um acampamento.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top