É Verão, não há aulas e estamos em pleno período de férias! Bom tempo, boa disposição e dias grandes, são a combinação perfeita para a brincadeira.
As férias são por excelência, o tempo para os nossos pequeninos descansarem do ritmo muitas vezes acelerado da rotina da escola e do trabalho dos pais. É aquela altura do ano em que podemos ficar a brincar no parque até mais tarde, ir à praia, fazer piqueniques no campo, fazer novos amigos, brincar com os amigos com quem não estamos habitualmente e até viajar.
E embora a escola e as aulas sejam formalmente o espaço e o tempo de aprendizagem e de trabalho, não significa que as férias sejam o tempo de não trabalho e de não aprendizagem.
Também nas férias, pode ajudar o seu filho a fazer novas aprendizagens, a adquirir e melhorar competências e a não esquecer o que aprendeu durante o ano, proporcionando-lhe experiências únicas e cheias de significado, que ele certamente nunca mais irá esquecer.
Aproveite as férias, para educar e ensinar os seus filhos de uma forma descontraída e não formal.
A não formalidade da educação, ou melhor dizendo a Educação Não Formal, é aliás um tema que ganha cada vez mais destaque e importância, sendo debatido pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa, que afirma que a educação e a aprendizagem não-formal é uma área essencial à aprendizagem.
Mas o que é a Educação não formal?
A Educação não formal, é centrada na criança, nos seus gostos e motivações. Não tem horário, nem espaço específico para acontecer, não tendo um currículo ou avaliação formal. É assim, uma forma de educação voluntária, que parte das oportunidades que a própria curiosidade e vontade de aprender da criança nos dá.
Mas e como é que nós pais, pomos em prática a Educação não Formal durante as férias?
Tem um número infinito de possibilidades!
- Levo o seu filho a um workshop, ao teatro, ao cinema, a um museu, ao oceanário…
- Leve o seu filho a uma aldeia, vila ou cidade onde ele nunca tenha ido
- O seu filho pode ajudar a fazer o almoço e o jantar
- Quando for às compras ensine o seu pequenote a fazer compras e se ele já tiver idade incentive-o a ler rótulos e a fazer pequenos cálculos.
- Leia uma história ao deitar, ou sempre que o seu filho demonstrara vontade
- Ensine-o a nadar
- Façam construções na areia
- Façam desenhos, com diferentes materiais (lápis, tintas) e diferentes técnicas (pintar com as mãos, com os pés)
- Ponha uma música e dance
- À noite mostre-lhe a lua e as estrelas
- Imitem animais