Os essenciais na educação dos filhos [o que diz uma mãe de 6?]

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

educação dos filhos, educar os filhos, mãe
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Educação dos filhos – O grande desafio dos pais

A tarefa de educar os filhos, aos pais diz respeito, e estes melhor que ninguém saberão a forma como o quererão fazer, sobre que valores assentar a educação dos filhos e orientar o caminho a percorrer. Ainda que, ao longo desse caminho surjam dúvidas sobre quais as melhores formas de efetivamente o fazer.

(Aproveite este workshop da Professora Carolina)

É legítimo questionar-se sobre algumas decisões tomadas. E sempre que possível, reavaliá-las para  melhor percorrer esse caminho consciente dos passos dados (umas vezes para a frente, outras vezes para trás), das curvas que fazem abrandar e estar mais atentos (mais presentes) e de todos os ajustes necessários fazer para conseguir acompanhar cada filho tal como ele merece, para que ele mesmo se possa descobrir e que seja elevado todo o seu potencial.

Praticar uma parentalidade consciente é um caminho desafiante. A Psicóloga Inês Afonso Marques ajuda os pais a trilhar este caminho.

Como diz um provérbio africano “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. E na minha vida com 6 filhos dou-me conta disso todos os dias. Educar é uma tarefa desafiante, uma aventura que implica risco, pois não temos certezas de tudo e ajudar os nossos filhos a crescer felizes significa também vê-los a percorrer o seu caminho.

Estar presente

Penso que para educar um filho é preciso estar presente. É fundamental a construção da relação entre um pai e um filho. É preciso construir uma relação de confiança e um vínculo seguro com a criança. E isso constrói-se desde o nascimento, através do colo, do mimo e do brincar. É muito importante dedicar tempo exclusivo de atenção aos filhos nas diferentes idades.

Regras e Limites

Outro princípio basal é estabelecer regras e limites. Orientar a criança numa rotina diária que se define por tarefas sequenciais que, mesmo o bebé desde cedo, é capaz de reconhecer e identificar. Essa rotina dá segurança à criança. Ela sabe com o que contar, consegue antecipar os momentos do dia, sentindo que tem o controlo e por isso sente-se mais confiante, calma e feliz. Uma rotina traz organização, estabilidade e logo menor probabilidade de surgirem frustrações que geram conflitos e birras.

Contudo, imprevistos acontecem e o plano ou rotina pode contemplar exceções e ser flexível para alterações, que tanto quanto possível, devem ser explicadas à criança. E estas situações inesperadas também são importantes para a criança aprender a lidar ao longo do seu desenvolvimento com a frustração e o imprevisto.

Consistência e Coerência

Outro princípio básico é a consistência e a coerência com as regras e limites que se definem.

Por exemplo, não faz sentido oferecer um presente à criança se ela está a fazer uma birra para a alcançar. Não podemos premiar um comportamento errado.

O diálogo e a comunicação também assumem um papel importante na educação dos filhos. Os pais devem procurar a comunicação bilateral. Saber escutar as crianças. Ouvi-las mais. Olhá-las nos olhos. Acolher as suas perspetivas e conhecê-las melhor. Pode ser através do brincar, num passeio a pé, fazer um desenho em conjunto, pela escrita ou a ver um filme aconchegados no sofá.

Os essenciais na educação dos filhos [o que diz uma mãe de 6?] 1

Pelo Exemplo

Ser modelo, mostrar como se faz. As crianças aprendem pela observação, desde muito cedo. Imitam os seus amigos que brincam ao seu lado e gostam de imitar o que os adultos fazem. Os pais devem procurar ser os modelos das boas maneiras que querem ensinar aos seus filhos. Se mostrarmos com as nossas ações, vai refletir-se no comportamento dos nossos filhos.

Conhecer-se a si mesmo

Procurar saber mais, pois nós pais erramos todos os dias. Procurar ajuda especializada para aprender mais sobre o desenvolvimento infantil/juvenil, para se conhecer a si mesmo, para conseguir superar as dificuldades e seguir em frente com um sorriso.

Os essenciais na educação dos filhos [o que diz uma mãe de 6?] 2

As crianças vão atrás de um sorriso e procuram a alegria. Precisam dela para crescer como uma planta precisa do sol.

Vamos regar as nossas plantas com muito amor, dar-lhes espaço para crescer e admirar as flores e frutos a brotar?

Desejo-vos muitos dias de sol! (as nuvens e a chuva também serão necessárias) 🙂

Carolina Canto, psicóloga e professora gymboree.

 

Gostaria de Saber mais sobre a Professora Carolina? Partilhamos este podcast onde lhe fazemos algumas perguntas 🙂

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top