10 ideias para entreter os miúdos nas férias [brincadeiras em família e campos de férias]

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Férias com os miúdos

O Verão começou e aproximam-se as tão esperadas férias para muitas famílias. Se por um lado esse tempo de férias é sinónimo de pausa e quebra de rotina, por outro também sabemos que férias com crianças nunca é sinónimo de muito descanso. Muitas vezes ouvimos os pais dizerem que a seguir às férias precisam de outras férias:)

Sem dúvida que o tempo das férias em família é um tempo especial e propício para estarem juntos e os pais conseguirem acompanhar mais de perto os seus filhos e vê-los com outros olhos, contemplá-los com calma e poderem conversar e brincar sem pressas.

As férias também são ocasião para ajudar o seu filho a fazer novas aprendizagens, a adquirir e melhorar competências e a não esquecer o que aprendeu durante o ano, proporcionando-lhe experiências únicas e cheias de significado, que ele certamente nunca mais irá esquecer.

Aproveite as férias, para ensinar os seus filhos de uma forma descontraída e não formal.

O que é isto da Educação não formal? Leia mais sobre esse assunto neste artigo, onde também encontrará alguma sugestões de atividades para ocuparem o tempo das férias.

As férias são momentos, por excelência, em que se quebram rotinas e em que se pode relaxar das obrigações do trabalho, da rigidez dos horários e das tarefas rotineiras da casa. As crianças também gostam de saborear essas quebras, e pequenas alterações na rotina delas podem ser incluídas com flexibilidade e ponderação.

E como fica a rotina do sono nas férias?

Para saber mais sobre como ajustar as rotinas, nomeadamente do sono, em férias veja aqui.

Ideias de Brincadeiras – em casa, na praia ou no campo

Reunimos um conjunto de brincadeiras para a família se divertir junta, desfrutando ao seu ritmo e ao seu gosto o tempo de férias.

Tanta areia! Descubra o potencial das construções com areia! Podem criar e criar e criar, coisas lindas! Tocar na areia, passar de mão em mão, fazer buracos, esconder brinquedos, descobrir um tesouro… O convívio e a vossa imaginação ajudam a fazer surgir novidades bem divertidas de se ver e fazer!

10 ideias para entreter os miúdos nas férias [brincadeiras em família e campos de férias] 1

1. Vamos cozinhar!

Juntando um monte de areia e alisado o topo, fica pronta a mesa! Com bolas de areia de diferentes tamanhos podem criar alimentos e ementas deliciosas para uma refeição imaginária. Tantos frutos, tantos sumos! Espremer uma bola de areia é como espremer uma laranja!

2. Vão dar uma festa?

Várias bolas colocadas umas em cima das outras farão bolos encantadores! Querem ser o bolo? Se estiverem na praia, molhados, enrolem na areia e depois vejam-se com a cobertura especial. Que grande bolo! Voltar ao banho torna-se ainda mais divertido!

 

 Noites de Verão! O céu estrelado e a temperatura ambiente acolhedora tornam-se uma agradável companhia nas noites em que os pequenotes ainda estão acordados!

Aproveitem o bom tempo e a calma da noite para os convívios em família.

10 ideias para entreter os miúdos nas férias [brincadeiras em família e campos de férias] 2

3. Cantar para as estrelas! E para a lua!

Saiam para a rua e um pouco depois, quando os vossos olhos se habituarem ao escuro, comecem a descobrir as estrelas no céu. E onde está a lua? Cantem-lhes uma ou várias canções das vossas preferidas. Pode haver quem queira ensinar uma nova canção num ambiente iluminado de forma tão especial!

4. Ler uma história!

Escolham um livro, peguem numa lanterna e saiam para a rua! A história pode ser contada à luz da lanterna e isso pode acontecer uma vez, e outra vez, e alguém pede que seja ainda mais uma, e a última! Ler outra vez dá segurança e as crianças gostam. A familiaridade traz satisfação aos mais pequenos. A repetição ajuda a associar palavras às imagens, muito importante no desenvolvimento das habilidades de leitura e da linguagem. Aprendem melhor a história, já conseguem prever o que vai acontecer e qualquer dia contam-na folheando o livro, ou mesmo sem ele!

5. Olhar para o céu e receber miminhos.

Quando o seu pequenote estiver calmo, mime-o com uma massagem suave na cabeça. Comece com movimentos calmos na testa, começando com os dedos no centro dirigindo para os lados, depois do nariz passando pelas bochechas. Termine a massajar os lados do rosto, incluindo as orelhas, e finalmente a parte de trás da cabeça. Experimente repetir os movimentos se o seu pequenote estiver a gostar do seu toque meigo.

 

O Vento de Verão

A Nortada, o vento típico de verão, também vem para alegrar os vossos dias. Como podemos brincar com o vento?

10 ideias para entreter os miúdos nas férias [brincadeiras em família e campos de férias] 3

6. Catavento 

Ponha mãos à obra e construam juntos um cata vento e divirtam-se a fazê-lo girar com o vento ou com um sopro forte!

7. Papagaio de papel

E construir um papagaio?  É um desafio que vai querer ousar fazer e experimentar  lançá-lo ao vento!

8. Ai que fresquinho!

Brincar com a toalha de praia para fazer o vento “soprar”. Com as crianças deitadas na areia ou na relva. levante e baixe a toalha com  ajuda de outro adulto para as crianças sentirem a frescura do vento. E também podem levantar as pernas para sentir o vento nas plantas dos pés! E depois querem trocar de lugares? Os adultos deitam-se e as crianças abanam a toalha.

 

Sabor a Verão! Pelo paladar registamos memórias únicas e há sabores inconfundíveis que associamos automaticamente ao tempo das férias de verão.  Deliciem-se com refeições partilhadas em família e com lanches saudáveis e saborosos.

10 ideias para entreter os miúdos nas férias [brincadeiras em família e campos de férias] 4

9. Gelado! 

Coloque uma música divertida a tocar, uma de que gostem todos, e convide todos a dançar ao ritmo da música. Quando a música parar, todos congelam! Ficam em forma de gelado – o que mais gostarem! Mas não podem parar muito tempo senão derretem 🙂 Volta a tocar a música e todos a dançar!

10. Piquenique

Quem não gostam de se esticar na relva e descansar à sombra de uma árvore? Prepare-se para o piquenique mais divertido que já provou!

Transforme a criança numa banana ou num “wrap”. Primeiro envolva-a numa toalha (com a cara visível) e depois faça um grande espetáculo a “descascá-la” (desenrolar)! Em seguida “coma-a” com pequenas trincas e muitos beijinhos! Deixe-a “descascá-lo” também. Quantos tipos de comida diferentes conseguem fingir ser?

Campos de férias – Summer Camps

Antes ou depois do tempo de férias em família, as crianças precisam muitas vezes de um espaço onde ficar com atividades divertidas e adequadas às suas idades. O Gymboree  organiza as atividades especiais de verão – Summer Camps – para as crianças passarem um tempo de qualidade em alegria e segurança, com equipas de professoras fantásticas com quem as crianças adorarão passar os seus dias.

Em cada espaço Gymboree encontra um programa de atividades distinto e uma equipa disponível para dar todas as informações necessárias.

Carnaxide

Clique aqui, conheça um pouco mais sobre a dinâmica deste centro e entre em contacto para mais informações. E aqui tem o programa completo de atividades.

Cascais

Espreite aqui, veja o que têm andado a fazer nos campos de férias e contacte para mais informações. Não perca tempo a reservar a sua vaga.

Porto

Entre aqui e delicie-se com muita arte, música e movimento. Contacte agora para mais informações.

Funchal

Aqui encontra mais sobre as atividades de verão do nosso centro insular. Ligue agora para saber mais informações e reservar a vaga do seu filho.

Esperamos que tenham umas óptimas férias em família e que as crianças se divirtam muito!

Boas férias e um GRANDE abraço do Gymbo!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top