Ensinar… Aprender…

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Gymboree Portugal
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em 2003, foi publicado no INFANT MENTAL HEALTH JOURNAL um interessante estudo, realizado pelas autoras Lisa Noll e Carol Harding, sobre a relação entre a interacção mãe-criança e o desenvolvimento da brincadeira simbólica.
As autoras pretenderam investigar em que medida a interacção mãe-filho promovia, ou limitava, a capacidade da criança para encontrar pontos de vistas e alternativas no seu contexto envolvente. Para tal, foi estudado o nível e a frequência da brincadeira simbólica e não simbólica de 30 crianças entre os 12 e os 47 meses.
As autoras esperavam concluir que a qualidade desta relação estaria relacionada com o desenvolvimento cognitivo da criança, expresso através do seu nível de jogo simbólico.
Verificou-se que as crianças cujas mães criavam contextos sociais que promoviam a resolução de problemas se envolviam em maior número de brincadeiras simbólicas. As brincadeiras que não envolviam o pensamento simbólico, não estavam significativamente relacionadas com o estilo de interacção da mãe. O jogo simbólico da criança marca uma conquista desenvolvimentista dinâmica e parece, então, estar relacionada com o contexto social criado pelo estilo de interacção da mãe.
Este estudo envolve uma amostra pequena – 30 crianças. Contudo, os resultados exprimem algo que é inato no ser humano e que merece grande atenção.
Sendo a aprendizagem um processo activo, importa relembrar que o ser humano possui uma predisposição inata, muito particular, que o distingue dos demais animais. Trata-se da predisposição para aprender e para querer ensinar. Esta paixão e capacidade para aprender e ensinar, que o ser humano possui, não pode ser ignorada. Nela pode ser encontrada uma das muitas chaves do sucesso.

I.M.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top