Como educar crianças ecológicas

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

É uma pergunta que atravessa séculos e gerações – como serão as crianças do futuro? Será que aprenderão a ler e a escrever em tablets? Brincarão na rua? Serão bilingues? Poliglotas?

É impossível prever o futuro, mas há algo que aprendemos com o presente e que será para sempre válido – as crianças são um reflexo da educação dos seus pais, familiares, educadores. Seja qual for o tema, quem partilha essa maravilhosa tarefa de educar conhece bem o seu potencial na construção do comportamento infantil.

A educação ambiental é um dos grandes desafios do presente e do futuro. Educar crianças para uma consciência ecológica e um estilo de vida sustentável deve fazer parte da lista de ensinamentos de todos os educadores. Ensiná-las como poupar água em casa, por exemplo, contribui para o futuro do planeta e para o futuro delas. Eis 5 ideias infalíveis que elas vão adorar!

Crie regras e brincadeiras ecológicas em casa

Ensine-lhes todas as regras da reciclagem ou como poupar água por toda a casa. Para envolver o reguila, competições são um bom truque. Quem toma banho mais rápido? Quem reciclou mais papel esta semana? Outra ideia é recriar novos objetos a partir da reciclagem – um brinquedo novo, criado com poucos recursos, serve também como uma ótima lição de vida.

Incentive-os a brincar ao ar livre

Se os seus filhos passam os finais de dia e os fins de semana fechados em casa, eles certamente não vão estar tão ligados à natureza como as crianças que passam a vida a brincar na rua e no parque. Tentem sair sempre que possam e planeiem aventuras ao ar livre. Deixe-os encher os bolsos de pedras e folhas, rebolar na relva, abraçar as árvores.

Dê o exemplo

As crianças estão sempre atentas ao comportamento dos pais, ao serem o fio condutor dos primeiros anos da sua vida e aprendizagem. Como eles são peritos a repetir comportamentos – bons e maus – não há melhor maneira de os ensinar do que dando o exemplo.

Tenha uma horta em casa

Se não tem um quintal, criem um dentro de casa. Cultivem flores, ervas aromáticas, frutas e legumes. Os seus filhos vão aprender imenso sobre o processo de plantação e de colheita, sobre a importância de cuidar do seu pequeno jardim e até despertar para uma alimentação saudável, já que vão querer comer o que plantaram. Complemente esta ideia com idas regulares ao mercado e jogos sobre as frutas da época.

Leiam livros sobre a natureza

Todas as histórias infantis estão repletas de mensagens inspiradoras e uma moral universal que eles vão perceber. Tentem escolher livros que promovem a proteção da natureza e guardam uma mensagem positiva sobre tudo o que podemos fazer para a conservar. Ou façam um!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top