Divirtam-se em casa com o bebé!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

barriga para baixo
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

bebé

 

Estar o dia inteiro em casa com os bebés nem sempre é fácil…por isso partilhamos mais dicas de brincadeiras.

Espremer as esponjas (0 aos 6 meses)

Tem bebé recém nascido e quer brincar com ele? Dê ao seu bebé vários tipos de esponjas e luvas de banho para ele brincar na banheira ou num alguidar.

Ao fazer esta brincadeira de espremer a água das esponjas vai estimular o seu sentido do tacto e fortalecer as suas mãozinhas.

 

Divirtam-se na cidade das crianças (6 aos 10 meses)

Coloque caixas de cartão, umas a seguir às outras, de modo a criar túneis para atravessar e esconder. Use grandes caixas (de electrodomésticos, por exemplo) para criar as casas para brincar. Corte portas e janelas nos lados das caixas, de forma a que o seu filho as possa, depois, abrir e fechar.

Brincar dentro e atravessar as caixas encoraja quer o desenvolvimento dos pequenos músculos, como dos grandes músculos.

 

Explorar o mundo no chão (10 aos 16 meses)

O seu bebé já começou a dar os primeiros passos? Então dê-lhe oportunidade para “espreitar” o que há lá em baixo – na relva do jardim, no chão da sala ou noutra divisão com texturas diferentes. O movimento do baixar e do levantar, ajuda o bebé a fortalecer os músculos dos membros inferiores e o seu equilíbrio. Ao observar e agarrar pequenos objetos, como uma pedra ou a relva, estará a treinar a motricidade fina.

Este tipo de atividades estimulam o desenvolvimento da coordenação mão-olho, trabalham a força muscular dos membros inferiores, assim o desenvolvimento sensorial, o equilíbrio e a motricidade.

 

Escolhe um saco de papel (16 aos 22 meses)

Deve encher 5 sacos idênticos com coisas de peso e tamanho diferentes (um saco com arroz, outro com penas). Deixe o seu filho levantar cada saco e decidir se é “pesado” ou “leve”. Se o filho curioso, pode olhar para dentro do saco e adivinhar o que está lá escondido.

Jogos como este desenvolvem as capacidades de resolver problemas e ajudam as crianças a perceber o conceito de pesado/leve.

 

Os saltos nas poças (22 aos 28 meses)

Coloque pequenos papeis ou almofadas no chão e salte “Os Saltos nas Poças” promoveram também a capacidade imaginativa do seu filho, enquanto este saltava para dentro ou para fora das “poças”, no chão. Quando a criança finge saltar uma poça de água observa-se como o pensamento dela já está bastante desenvolvido. A criança é agora capaz de compreender símbolos para deles. que uma coisa pode substituir outra.

Esta actividade permitiu também desenvolver a força corporal da parte inferior do corpo e a coordenação olho pé, uma vez que as crianças tinham de coordenar os movimentos das suas pernas tendo em conta a distância e o sítio onde se encontrava a poça de água.

 

Faça um carro dos bombeiros (28 aos 36 meses)

Crie um carro dos bombeiros a partir de uma caixa de cartão e pinte-a de vermelho, adicione algum cromado (folha de alumínio) e não se esqueça das mangueiras (cordas de saltar). Diga ao seu filho que estão a caminho de um incêndio! Que histórias é que a criança inventa? Deixe-a salvar o seu animal favorito ou pôr água (cachecóis ou lenços) para dentro do edifício. Siga-a e veja onde o leva o carro dos bombeiros!

As actividades sobre o tema dos Bombeiros deram à criança a oportunidade de trabalhar o pensamento simbólico criando relações entre as ideias. Esta capacidade é essencial para desenvolver as capacidades de raciocínio mais complexas, necessárias para se ser bem sucedido na leitura, na matemática e na ciência.

 

Os meus interesses (3 aos 5 anos)

Siga os interesses do seu filho, independentemente se esses interesses se focam num arco-íris ou nos golfinhos, comboios ou castelos. Dediquem dias a estas paixões, transformando-os em dias especiais. Faça um projeto de arte que reflita as paixões do seu filho – um castelo em “caixa de sapatos” ou um comboio feito de barro modelado. Com a ajuda de livros ou da internet, façam um poster com fotografias e as informações básicas. O que é que os golfinhos comem? Onde vivem? Como comunicam? Verá que os dois aprendem quando estimulam a curiosidade juntos.

Trata-se de uma atividade que ajuda a criança a estimular a criativiade, a cultura geral, assim como o vocabulário e o sentido estético.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top