Vamos ver uma história? [dia internacional do livro infantil]

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Dia Internacional do Livro Infantil

No dia 2 de abril, comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.

​A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.
Ao expor desde cedo a criança pequena à leitura de livros, estará a ajudá-la a desenvolver a linguagem. Embora nesta fase o bebé não possa compreender aquilo que lhe está a ser contado, é desde cedo exposto a elementos como o ritmo e a cadência do discurso, o que mais tarde poderá facilitar a aquisição da linguagem.

 

E como tornar esta experiência de leitura com a criança num momento ainda mais divertido e cheio de ternura?

  • Mostre a capa, mostre os livros e fale sobre as ilustrações.
  • Deixe a criança virar a página, se ela quiser.
  • Torne a história viva, fazendo uma voz diferente para cada personagem e usando mímica para contar a história.
  • Quando a criança começa a saber ler deixe-a ler palavras e frases.
  • Faça perguntas e converse sobre a história, sobre as informações e sobre as imagens.
  • Se a criança pedir, volte a ler a mesma história uma ou várias vezes. É frequente as crianças quererem ouvir muitas vezes uma história que lhes agrada, pois adoram a companhia dos seus adultos preferidos, e essa repetição também lhes dá uma maior percepção de segurança e confiança.
  • Podem fazer uma dramatização do que acabaram de ler, é sempre divertido e as crianças adoram poder “vivenciar” o mesmo que os personagens que acabaram de seguir.
  • Pedir à criança para recontar a história à sua maneira.

Para além da linguagem, os livros também ajudam desde cedo o bebé  a desenvolver a sua visão (nos primeiros meses o bebé prefere os livros com as cores preto e branco, pelo seu alto contraste, conseguindo focar bem as imagens apresentadas), a consciência sensorial (optando por livros com diferentes texturas, como diferentes tipos de tecido, que podem tão facilmente recolher em casa e fazer um livro original e único), a motricidade fina (ao virar as páginas do livro, que nos primeiros meses se preferem mais grossas, de cartão ou tecido com enchimento, permitindo à criança manusear o livro com maior confiança e segurança).

E a cada virar de página, uma surpresa: novas imagens, novas palavras e novos sons.

Para além disso, as experiências positivas e gratificantes relacionadas com a leitura e mantidas de forma coerente ao longo da infância permitem que a criança associe o hábito de ler a uma atividade da qual se retira prazer, aumentando as probabilidades de ter hábitos de leitura no futuro.
Podem ainda estender a alegria dos livros a algumas atividades artísticas associadas como por exemplo, fazer marcadores de livros personalizados. Temos a certeza que as crianças vão adorar. E até pode ser uma ideia de presente para oferecer aos padrinhos na Páscoa.
Aqui pode encontrar algumas das nossas sugestões de livros para crianças entre os 3 e os 5 anos, a par das suas características de desenvolvimento e das suas brincadeiras preferidas.
Um outro conceito mais amplo e decorrente da leitura é o de literacia. Algo que se revela tão importante nos dias que correm pelo impacto que as tecnologias e os ecrãs têm na vida das crianças. Que espaço ocupam os livros na vida das suas crianças? Pode ler mais sobre este tema aqui, encontrando mais dicas sobre como apoiar o desenvolvimento da literacia nas crianças.
Não se esqueça, nunca é demasiado cedo para começar a ler com a criança.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top