Como estimular o desenvolvimento de competências na criança [entre os 28 e os 36 meses]

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

tesouro
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

As características do desenvolvimento entre os 28 e os 36 meses

Ao longo do seu crescimento a criança  passa por várias etapas onde emergem diferentes competências a vários níveis. O desafio de educar uma criança é gigante mas está ao seu alcance. Aprender mais sobre as características do desenvolvimento infantil ajuda os pais a compreender melhor as necessidades da criança nas diferentes etapas e como promover o desenvolvimento dessas competências-chave através das melhores e adequadas brincadeiras.

Nesta fase do seu desenvolvimento podemos apelidar a criança de um pensador criativo e lógico.

Ela está a desenvolver a sua capacidade para estabelecer relações lógicas entre ideias, compreendendo que o triciclo anda porque tem rodas ou que o tempo chuvoso significa que poderá usar o seu novo guarda-chuva. O seu pensamento pode ser elevado a um nível mais abstrato e ir para além do concreto, usando a imaginação e criatividade para fazer um safari pela casa à procura dos animais em diferentes divisões: o leão na sala, o hipopótamo na banheira e os macacos na cozinha!

bebé brinquedos

Poderá notar que as suas brincadeiras do faz de conta e as interações do quotidiano incluem mais sequências lógicas e ideias mais complexas. Os temas imaginários dos Dinossauros, Astronautas, Piratas e Princesas ganham vida através dos livros de histórias, da exploração de objetos/ equipamentos e das atividades em grupo. Os acessórios são usados como símbolos para pensamentos e ideias. Este tipo de atividades imaginativas promovem a autoconfiança, a linguagem, o desenvolvimento social e emocional, e incentivam a cooperação.

Brincar com os pares promove as competências sociais tais como aprender a fazer turnos, partilhar e cooperar. A partilha de experiências de diversão promove o estabelecimento de relações saudáveis e seguras com os adultos e com os seus pares.

Tornar-se num pensador lógico é essencial para o funcionamento intelectual de alto nível e para todo o desenvolvimento futuro. As crianças agora são seres racionais que estão a começar a entender o “porquê” das coisas e a entrar na idade dos porquês. À medida que crescem, a sua compreensão dos símbolos torna-se essencial para a leitura e matemática. Ainda mais crucial, o pensamento lógico ajuda-os a diferenciar o certo do errado para que possam desenvolver a moral e a consciência.

Como estimular o desenvolvimento de competências na criança [entre os 28 e os 36 meses] 1

A nível físico, a criança desenvolve as suas competências motoras, coordenação bilateral e equilíbrio.

A nível cognitivo, ele adquire cada vez mais precisão no seu raciocínio e um à vontade cada vez maior na resolução de problemas e em compreender como funciona o mundo à sua volta.

A nível linguístico, o seu pensamento simbólico dá-lhe asas para viver tudo aquilo que estiver ao alcance da sua imaginação, dando lugar, mais tarde, a um pensamento lógico com sequência de ideias.

A nível emocional, ele aprende a exprimir tudo aquilo que pensa, que sente e todas as suas necessidades de uma forma cada vez mais complexa.

O que  pode fazer para promover e estimular todas estas competências?
O que pode fazer para maximizar o potencial de aprendizagem do seu filho?
É muito simples…
Na verdade é tão simples que se faz a brincar!!

Estas são as 10 melhores brincadeiras para promover o desenvolvimento do seu pensamento criativo e lógico.

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top