Descobrir as tarefas!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

descobrir
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Descobrir os pezinhos (0 aos 6 meses)

Este jogo de cócegas permite a aprendizagem das zonas do corpo.

À volta, à volta dos pés do bebé

Passe os seus dedos em torno dos pés do bebé

O passarinho diz: “Piu, piu, piu!”

Dê palmadinhas muito suaves nos pés do bebé

À volta, à volta da cabeça do bebé

Passe os seus dedos em torno da cabeça do bebé

Agora o passarinho diz:”São horas de ir para a cama!”

Dê-lhe um beijinho na testa

 

Balançar (6 aos 10 meses)

Balance o seu bebé de barriga para baixo sobre uma bola de praia e, gentilmente, role a bola em todas as direções. Os bebés mais “crescidos” poderão apreciar sentarem-se no topo de uma bola de praia que não esteja totalmente cheia, enquanto são apoiados e balançados lado a lado.

 

Carrosel (10 aos 16 meses)

Faça um Pequeno Carrossel. Sente a criança no meio de um prato de esferovite ou na tampa de um grande recipiente. Vá girando o prato com cuidado, observando as pistas da criança para saber quando parar. Para mais divertimento, cante “Na floresta a caminhar”.

“Na floresta a caminhar,

Um esquilo encontramos,

Depressa vamos fotografar,

Ups, tropeçamos.”

 

A pintura do carro (16 aos 22 meses)

Escolha um pequeno carro de brincar que a criança consiga agarrar com facilidade. Mergulhe as rodas do carro em tinta e peça à criança para empurrá-lo sobre uma folha de papel. Experimente jogar ao “Pára e Avança” com o carro sobre o papel. Observe como a criança assimila que ao movimentar o carro estará a fazer linhas no papel.

 

Coisas da vida real (22 aos 28 meses)

Dê ao seu filho coisas da vida real para brincar. Estas podem ser copos para medir, colheres de pau, jornais, menus do take-away, papel e caneta, um caderno ou uma pasta, e um avental, chapéu ou casaco. Coisas como essas incentivam a imaginação das crianças e fá-las querer criar e representar histórias. Quais foram os itens que o seu filho gostou mais? Como é que ele brincou com esses itens.

 

Ponte sobre o rio (28 aos 36 meses)

Coloque no chão alguns tapetes pequenos, cobertores dobrados ou almofadas de forma a criar um caminho – certifique-se de que não coloca nenhum material demasiado escorregadio, como tecidos finos. Neste jogo, podemos pedir à criança para imaginar que o chão é um rio e que só podemos andar em cima dos tapetes para não molharmos os pés ou para não acordarmos os crocodilos.

Com esta atividade está a desenvolver o jogo imaginário; a desenvolver o equilíbrio; e a desenvolver a noção de distância e espaço.

 

Mapa de Tarefas (3 aos 5 anos)

É importante que as crianças aprendam desde cedo a ter responsabilidade e a ajudar nas tarefas de casa. Façam um mapa dividido pelos dias da semana e pelos nomes das crianças da família. Escolha tarefas simples como dar comida ao cão ou pôr a mesa na hora das refeições. As crianças devem ilustrar que as tarefas. É importante que cada criança tenha uma atividade por dia. Depois de terminado, cole num lugar onde todos possam ver e sozinhos confirmar a sua tarefa diária.

Com esta atividade está a estimular a confiança e a autonomia;a desenvolver o autodomínio e a facilitar a formação da personalidade da criança.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top