A Dança caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).
Na maior parte dos casos, a dança, com passos sequenciados é acompanhada ao som e compasso da música e envolve a expressão de sentimentos potenciados pela mesma.
A Dança, entre outras actividades, tem vindo a ser incluída em currículos escolares na primeira e segunda Infância. Devido aos métodos e processos criativos que estas disciplinas desenvolvem, as crianças aprendem pelas experiências do próprio corpo, a agirem livremente no espaço em que vivem, interagindo com as pessoas que as rodeiam.
A dança como actividade que prioriza uma educação motora consciente e global, não se limita a uma acção puramente pedagógica, mas também psicológica, pois entre outros fins, procura normalizar ou melhorar o comportamento da criança.
Sugestão de actividade para toda a famiília (Dança Criativa): “As diferentes frutas!”
Fazer uma roda, de mãos dadas.
Que fruta é que podemos ser? (Ex: uma grande meloa, uma pequena cereja, etc?).
Ir para dentro e para fora, alternando o andamento – normal e lento. Numa repetição, com lentidão, paramos. Largar as mãos e ficar no seu lugar em pé. Respirar calmamente.
Vamos mexer o corpo como se fossemos frutas?
Sugerir frutas: Vamos começar com a laranja redonda. (movimentos redondos com o corpo, com as pernas e com os braços).
E parecido com a laranja mas de cor amarela? É o Limão! (o limão é ácido e “pica”- fazer movimentos rápidos com os pés e com as mãos).
Que divertido que é dançar!!!