Criem Tesouros de Memórias Especiais!

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

tesouros
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Criem tesouros de memórias especiais! (0-6 meses)

Façam uma recolha de retratos de membros da família, imagens de animais
conhecidos e preferidos, e de alguns objectos com grande significado. Com um
conjunto de caixas de cartão, como as caixas de sapatos e as caixas de presentes,
coloquem os diferentes retratos e imagens no interior duma caixa previamente
decorada no exterior com a impressão da mão, dos dedos e do pé da criança
utilizando tinta não tóxica apropriada.
Encontrar a foto da mãe ou do pai, ou até mesmo dos avós, dentro da caixa, é uma
maneira excelente para incentivar o sentido de descoberta dos bebés, enquanto
estimulam a sua memória visual. O tesouro vai ficar cheio de boas memórias e vai
guardar muitos sorrisos!

 

Muita música (6-10 meses)

A música deve ser uma constante em todas as fases de desenvolvimento de uma criança. Desta forma, é muito importante que cante para o seu bebé. Enquanto canta, faça gestos simples e bata palmas de forma a criar uma “mini coreografia” para as diferentes músicas.

Muito em breve o bebé já poderá imitar determinados movimentos, como as palmas, acenar, balançar a cabeça, balançar os braços… é um ótimo exercício para desenvolver a componente motora, através da imitação dos gestos, e ainda a comunicação e a memória.

 

Empurrar! (10-16 meses)

Empurrar coisas é uma ótima atividade para estimular a força dos membros inferiores e o equilíbrio do seu bebé, competências necessárias para se consiga manter em pé e dar os primeiros passos sozinho.

É importante que os objetos a serem empurrados sejam resistentes e estáveis, mas leves o suficiente para que o bebé os possa empurrar – como uma bola de pilates, um cesto ou um andador.

 

Pintar com um carro (16-22 meses)

 Escolha um pequeno carro de brincar que o seu bebé consiga agarrar com facilidade. Mergulhe as rodas do carro em tinta e peça ao seu bebé para empurrá-lo sobre uma folha de papel. Observe como o bebé assimila que, ao movimentar o carro, estará a fazer linhas no papel.

Experimente jogar ao “Para e Avança” com o carro sobre o papel. O seu bebé já é capaz de parar de empurrar o carro quando lhe diz “Stop”?

 

Escolhe um! (22-28 meses)

Faça uma fila com cinco objetos de tamanhos diferentes. Por exemplo, uma caixa de sapatos, um garrafão de água, um copo de iogurte, um peluche grande e outro pequeno. Deixe o seu filho escolher quais são os objetos grandes e quais são os pequenos. Talvez mostre interesse em colocar uns dentro de outros. Jogos como este desenvolvem as capacidades de resolver problemas, a desenvolver noções espaciais e ajudam na aquisição da linguagem.

 

Criar fantoches (28-36 meses)

Usando sacos de papel ou meias, ajude o seu filho a criar fantoches, que podem ser decorados com a ajuda de marcadores, olhos que tremem, lã, pompons ou outros materiais que tenham disponíveis.

Quando estiverem feitos, o seu filho conseguirá usar o seu crescente pensamento criativo e as habilidades sociais (incluindo a habilidade para cooperar e negociar) para criar histórias para representar com os seus novos fantoches.

 

Rocha Mágica (3-5 anos)

Agache-se no chão com a criança e joguem ao jogo da “Rocha Mágica”.

A sua criança deverá dizer: “Rocha mágica, rocha mágica, transforma o pai e a mãe num ____!”. Saltem e finjam mover-se, andar e falar de acordo com os vários animais, veículos ou objetos que escolherem.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top