Férias com os miúdos. O que não pode faltar na mala? [dicas de uma mãe de 6]

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Mala de Férias

Já está a pensar nas suas férias? E já começou a pensar naquela tarefa hercúlea de arrumar as malas e conseguir fechá-las?

Férias com os miúdos. O que não pode faltar na mala? [dicas de uma mãe de 6] 1

Com organização e planeamento fica tudo mais fácil.

E não se esqueça de simplificar! Entre já em modo férias enquanto prepara as malas.

Na verdade, todos podem ajudar na tarefa de arrumação da mala, mesmo os mais pequenos.

O que é arrumar bem a mala numa família numerosa?

É assegurar que se leva o essencial com uma arrumação prática e fácil para depois os miúdos encontrarem as suas roupas. E também com a roupa bem acondicionada para otimizar o espaço da mala do carro!

Vamos então por partes:

  1. Fazer uma lista com o material a levar (mais à frente mostro uma lista)
  2. Envolver a criança na arrumação da mala/mochila. A criança pode ir ajudando a dar baixa das coisas que vão sendo arrumadas, assim como a ir buscar as quantidades de roupa que o adulto lhe vai pedindo (a criança que já sabe ler vai gostar de ter a sua própria lista e fazer a mala sozinha – claro que depois com a ajuda do adulto podem confirmar, juntos, que não falta nada.
  3. Arrumar as peças de roupa por categorias em sacos diferenciados e identificados (com desenho para os que não sabem ler): um saco para meias e cuecas, outro para as t-shirts… Assim, na hora de vestir é mais fácil a criança encontrar a sua roupa. (esta dica é muito válida para férias de campismo com crianças).
  4. Com várias crianças, pode ajudar partilharem 2 a 2 uma mochila grande, tipo campismo, ou um saco de desporto grande [optamos por sacos maleáveis ao invés de malas rígidas porque permitem uma melhor arrumação na bagageira de teto do carro e na própria mala do carro] onde cada um leva as suas roupas dentro de sacos de pano diferentes. Assim quando chegam ao local de férias, cada um tira o seu saco de pano e se for capaz de o fazer sozinho (eu diria que com 4 anos vai ser capaz) pode arrumar cada coisa no respetivo lugar que o adulto indicar.Férias com os miúdos. O que não pode faltar na mala? [dicas de uma mãe de 6] 2
  5. Se precisar levar lençóis e toalhas de banho ou praia, sugiro levar tudo num mesmo saco e se for de vácuo tanto melhor, pois reduz o volume de espaço ocupado. Só tem que garantir que depois tem um aspirador para voltar a fechar o saco em vácuo no fim das férias.
  6. Os sapatos podem ir num saco dentro da mochila/mala de cada um ou podem juntar os sapatos de todos num saco grande.
  7. Cada criança leva uma mochila pequena com a sua toalha de praia, chapéu, garrafa de água, livros, peluche, brinquedos (terão que escolher de acordo com o espaço disponível na mochila de cada um. O que também leva a pedir algum espaço emprestado na mochila de um irmão:)). Até mesmo nestas tarefas se estimulam competências importantes para o desenvolvimento da criança, nomeadamente a cooperação.
  8. Um saco térmico ou geleira para levar comida congelada que tenha no congelador e possa aproveitar para cozinhar algumas refeições nas férias. Por exemplo, se tiver sopa pronta pode ser logo uma ajuda para no dia da chegada não estar preocupada com isso. Ou ter alguma carne assada ou frango desfiado que vai poder usar nas primeiras refeições. Para quem habitualmente faz as suas refeições em casa, uma dica é fazer ao jantar comida suficiente para o almoço do dia seguinte.
  9. Levar alguns mantimentos (arroz, massa, feijão, atum, cereais de pequeno almoço, leite, iogurtes) para o primeiro/segundo dia e depois então ir fazer as compras necessárias no local. Optamos por levar também logo alguma fruta e bolachas que são uteis para a viagem e também para se levar para a praia.

O que levar na mala?

Vamos então à lista das roupas para a mala das crianças. Optei por fazer uma lista individual para uma semana de férias e sabendo que será possível lavar a roupa no local. E trata-se de uma lista para férias de praia e piscina, sendo que a roupa deles é essencialmente para esse efeito e uma ou outra peça extra para alguma ocasião diferente e especial.

  • pijama: 2 peças (calção e t-shirt), babygrow ou bodys de manga curta depende da idade da criança, da temperatura e da preferência. Aconselho a levar a mais a contar com acidentes noturnos:)
  • 5 cuecas
  • 2 ou 3 pares de meias ( pois andam maioritariamente de chinelos/sandálias)
  • 7 t-shirts (os miúdos sujam-se muito!)
  • 2 calções de algodão ou sarja (para variar do fato de banho :))
  • 4 macacões ou vestidos de praia, no caso das meninas. Ou também podem preferir os calções de algodão e as t-shirts/tops para levar para a praia.
  • 4 calções de banho ou fato de banho
  • 1 ou 2 vestidos “especiais”  no caso das meninas
  • toalha de praia
  • chinelos, sandálias de borracha ou “crocs”.
  • 1 par de sapatos /ténis
  • 1 calças
  • 1 camisola ou casaco para as noites frias
  • 1 boné ou chapéu
  • óculos de sol

Férias com os miúdos. O que não pode faltar na mala? [dicas de uma mãe de 6] 3

  • protetor solar fator 50+
  • bolsa de higiene (opto por comprar um produto combinado de champô e gel de banho que dê para todos. E uma embalagem grande de creme hidratante para todos também)
  • fraldas, incluindo as da água
  • toalhitas
  • fraldas de pano, incluindo uma de tamanho XL que serve para tapar o sol no carrinho do bebé, para deitar o bebé na praia ou para mudar uma fralda de emergência em local estratégico 🙂
  • braçadeiras e brinquedos da praia

Férias com os miúdos. O que não pode faltar na mala? [dicas de uma mãe de 6] 4

Preparo à parte:

  • bolsa farmácia ambulante (ben-u-ron, brufen, termómetro, repelente para insectos, fenistil gel, bepanthene plus, soro fisiológico, compressas, betadine… O que faltar compra-se na farmácia);
  • documentos de identificação de cada um e cartões de seguro de saúde

Acredito que no regresso ainda vão perceber que levaram roupa a mais:) É sempre assim!

Roupas e arrumações à parte, boas férias!

E quase me esquecia! Em férias com crianças não se esqueça de levar na mala aquela combinação única, original e sempre na moda: a paciência e a boa disposição! 🙂

Carolina Canto

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top