16 MESES+
A criança descobre e diverte-se com novas palavras!
Escolha uma canção que vos seja familiar e cante para a criança, a mesma melodia adaptando a letra enquanto bate palmas (com as mãos clap, clap, clap…). Experimentem agora com os pés. Com outra melodia brinquem às escondidas.
A criança entra na brincadeira de esconder os olhos a cantar quando introduzimos a nova letra a uma melodia antiga, já conhecida. Mostrar à criança como mexer os braços, fazendo-os chegar à cabeça enquanto cantam, é uma maneira divertida de lhe introduzir os nomes das partes do corpo.
Aprender as palavras referentes às partes do corpo e aprender a controlar as mãos, os braços e os pés é uma tarefa interessante para uma criança nesta idade. Apesar de já saber apontar quando nomeamos uma parte do corpo, esta canção dar-lhe-á oportunidade de praticar o movimento isolado das mãos, dos pés,etc.
Saber a diferença entre o cabelo da mãe e a sua própria boca é uma grande conquista para um apontador nato!
Da próxima vez falem sobre as suas mãos que são pequenas e que as dos pais são grandes. Identificar e repetir os nomes desenvolve a linguagem, além de perceber que, por exemplo, um nariz é semelhante aos restantes e percebe que com ele consegue cheirar.