Comunicação

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

comunicação bebés crianças comunicação não verbal
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Comunicação

 

 

Olá, bem-vindos ao quinto dia do desafio 7 dias a brincar, e hoje vamos focar-nos na letra c,  de comunicação.

Então hoje vamos falar um bocadinho sobre o comunicar da criança, desde cedo por uma comunicação não-verbal, do choro, do sorriso, depois o apontar, o levantar os seus braços para nos pedir um colo, pequenas sílabas que vai começando a dizer. Depois já numa comunicação verbal, “mamã”, “papá”, “bá bá bá bá”, “dá dá dá dá” e a linguagem vai se desenvolvendo ao ritmo do desenvolvimento também próprio de cada criança.

A comunicação não-verbal já nos diz muito e durante a brincadeira o bebé pode comunicar connosco dessa forma, por vezes entende-nos a mão para o ajudarmos a colocar-se de pé ou gosta mais de fazer a gatinhar e vai fazendo um percurso sempre a gatinhar e a determinada altura então pede-nos para ajudar a colocar-se de pé, o olhar da criança para nós podendo querer chamar a nossa atenção ou mesmo algumas localizações para isso mesmo, para podermos olhar e para podermos prestar atenção ao que está a fazer. E então o que é importante é estarmos atentos a estes pequenos gestos, aos movimentos da criança e darmo-nos conta desta comunicação não verbal para a responder também adequadamente e poder ajustar a brincadeira ao gosto, ao bem-estar da criança, mais tarde a criança já falando e aí apostando numa comunicação verbal vamos também incentivar a essa comunicação, escrevendo o que está a acontecer. Vamos fazer perguntas sobre o que gostaria de acrescentar à brincadeira e vai se assim melhorando e enriquecendo mais a brincadeira ao gosto da criança e vão se divertir muito a ir moldando a brincadeira ao gosto da criança e seguindo o seu ritmo e as suas propostas, as novas sugestões que também a criança vai fazendo à medida que vão brincando.

Pois é, então qual é o desafio que lançamos para o dia de hoje com o comunicar? É que possam pegar numa melodia que gostem, por exemplo uma simples como “o balão do João” e construir uma letra encaixando nessa melodia.

Porque não aproveitar o momento de uma viagem de carro para as férias ou no meio da praia ou num passeio ao jardim e de ir fazer uma música vossa, por exemplo com o ritmo da música “o balão do João” eu poderia aqui comunicar com o meu amigo Gymbo.

Olá Gymbo, como estás?

Poder esperar alguma resposta do Gymbo não é? No vosso caso com a vossa criança poder fazer um jeito de pergunta com o ritmo da música e esperar uma resposta de volta…

Vamos juntos para a praia, o que vamos lá fazer?

Hora eu aposto que se vão divertir muito nestas músicas improvisadas.

Boas brincadeiras e boas férias!

Oferta

Biblioteca de vídeos

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Scroll to Top