Competências Chave da primeira infância
Esta é uma das matrizes de pensamento na qual nos inspiramos para a formação das nossas professoras e para a criação das nossas aulas.
As 11 competências chave da primeira infância
- Equilíbrio dinâmico – Capacidade de manter o equilíbrio durante o movimento. Precisamos disto para andar, correr e eventualmente andar de bicicleta.
- Equilíbrio estático – Habilidade de usar diferentes partes do corpo em conjunto de forma suave e eficiente. É necessário para nos levantarmos e para nos sentarmos. A coordenação é necessária para executar tarefas sem demasiado esforço cognitivo e para continuar a aprender novas habilidades
- Motricidade grossa – Movimentos com todo o corpo que utilizam os grandes músculos. Importante para sentar, gatinhar, andar e correr.
- Reconhecimento do corpo – Entendimento interno de onde o corpo se encontra no espaço e quais são as suas fronteiras. Esta informação permite ao cérebro saber onde cada parte do corpo está, como se está a mover e quanta força está a ser usada. Os bebés são famosos pelos seus fortes beliscões, precisamente porque estão a aprender quanta força usar. Uma criança de 2 anos já será capaz de usar um dedo para apontar para diferentes partes do seu corpo sem olhar. Estas competências são importantes para nos vestirmos, evitar obstáculos e controlar a força dos músculos para nos adequarmos às várias funções.
- Confiança – Segurança no comportamento dos outros. A confiança é um importante fator na conexão entre pessoas. É adquirida ao longo do tempo e pela experiência e contribui para o nosso crescimento emocional e social. A confiança que as crianças aprendem com os seus cuidadores transfere-se para as suas relações com os outros.
- Socialização – Interagir e relacionar-se com os outros. Permite que as crianças se sintam confortáveis na presença dos outros. Uma exposição precoce permite que aprendam regras sociais como a partilha, esperar pela sua vez e respeitar as fronteiras.
- Estímulos táctil e sensorial – Sentir conforto com diferentes informações sensoriais e tácteis permite ao bebé aceitar toques inesperados, diferentes texturas de roupas e alimentos. A exposição permite às crianças discriminar entre diferentes objetos pelas suas formas e texturas.
- Causa e efeito – O entendimento de como uma ação afeta outra ou os outros. As crianças aprendem acerca de como as suas ações geram resultados e ajudam-nas a fazer melhores escolhas sobre a sua segurança e interações sociais.
- Reconhecimento espacial – A capacidade de uma criança saber onde se encontra em relação a outros objetos e estruturas, ou a relação desses objetos e estruturas entre si. Brincar dentro de um túnel permite entender algumas relações espaciais.
- Planeamento motor – Permite a uma criança prever uma atividade, planear as sequências de movimentos necessárias para executar o plano. Fundamental quando se tenta uma nova habilidade.
- Coordenação mão-olho – A capacidade de usarmos os músculos e visão em conjunto. Apanhar, agarrar e manipular objetos. Isto eventualmente permitirá a escrita.
10 estágios da brincadeira entre os 0 e os 5 anos de idade
As 6 etapas sociais
- Desocupado – É a primeira forma do seu bebé brincar. Nesta etapa o bebé está a aprender e a descobrir o movimento do corpo
- Solitário – O seu bebé começa a mostrar interesse em brincar, mas não com outras crianças, para já. A brincadeira solitária deve aliás ser encorajada em todas as idades.
- Observador – O bebé começa a observar as brincadeiras sem se juntar. Isto é normal. A sua curiosidade acerca das atividades dos outros é uma competência fundamental.
- Paralelo – O bebé brinca junto a outras crianças e até as pode imitar, mas fá-lo sozinho.
- Associativo – A sua criança começa a apreciar brincar com os outros, mas esta brincadeira não tem um objetivo ou demasiada interação. Por exemplo, correr em círculos.
- Cooperativa – A criança interessa-se na brincadeira e nos outros. A brincadeira é organizada e são atribuídos diferentes papéis. Existe também uma auto-identificação com o grupo e uma própria identidade do grupo
As 4 categorias da brincadeira
- Construtiva – O seu pequenote aprecia brincar em grupo e de construir e criar de forma colaborativa. Isto desenvolve a motricidade fina e os passos lógicos.
- Física – Aumenta a força e a coordenação enquanto suporta o desenvolvimento ósseo e muscular.
- Expressiva – Esta forma de brincar permite à sua criança aprender a exprimir os seus sentimentos, uma competência chave para a criatividade.
- Faz de conta – Brincadeiras imaginativas, onde a criança pensa para além do seu mundo. Aprende formas criativas de resolver problemas.
Podemos ajudá-la a ser a mais importante professora e modelo da sua criança?
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