Como ajudar uma criança que reage de forma explosiva à raiva, tristeza e frustração? – A caixa calmante e um cantinho acolhedor

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Artigo originalmente postado aqui. Cortesia Gymboree Telheiras.

A caixa  calmante poderá ajudar as crianças a recuperar de uma birra, a mantê-las ocupadas quando aguardam por qualquer coisa e a reorganizarem-se ao lidarem com sentimentos como a raiva, tristeza e frustração.

Esta caixa poderá conter diferentes objetos maioritariamente de estimulação sensorial que permitam tranquilizar a criança. Estes objetos devem proporcionar satisfação à criança ao manipulá-los.

Que tipo de objetos deve conter a caixa?

– Que proporcionem uma respiração profunda (bolinhas de sabão, catavento ou balão);

– Algo que dê para apertar e libertar a tensão (plasticina e bolas antisstress);

– Que visualmente distraía e tranquilize (como um temporizador de areia/gel ou uma simples garrafa com óleo de bebé e cor para agitar e observar o efeito visual);

– Algo que mostre ou espelhe emoções (espelho e símbolos de emoções).

Embora esta caixa deva ser facilmente transportável, é aconselhável utiliza-la sobretudo num espaço que seja propício para este momento (em inglês “cosy corner” – cantinho acolhedor). Ajudando na fase inicial, a criança a escolher o objeto e mostrar-lhe como o usar.

No espaço Gymboree também temos um cantinho acolhedor para os nossos alunos poderem ficar mais calmos ou simplesmente para ficarem a observar os colegas, se assim quiserem.
caixa

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

avatar
2000

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top