Artigo originalmente postado aqui. Cortesia Gymboree Telheiras.
A caixa calmante poderá ajudar as crianças a recuperar de uma birra, a mantê-las ocupadas quando aguardam por qualquer coisa e a reorganizarem-se ao lidarem com sentimentos como a raiva, tristeza e frustração.
Esta caixa poderá conter diferentes objetos maioritariamente de estimulação sensorial que permitam tranquilizar a criança. Estes objetos devem proporcionar satisfação à criança ao manipulá-los.
Que tipo de objetos deve conter a caixa?
– Que proporcionem uma respiração profunda (bolinhas de sabão, catavento ou balão);
– Algo que dê para apertar e libertar a tensão (plasticina e bolas antisstress);
– Que visualmente distraía e tranquilize (como um temporizador de areia/gel ou uma simples garrafa com óleo de bebé e cor para agitar e observar o efeito visual);
– Algo que mostre ou espelhe emoções (espelho e símbolos de emoções).
Embora esta caixa deva ser facilmente transportável, é aconselhável utiliza-la sobretudo num espaço que seja propício para este momento (em inglês “cosy corner” – cantinho acolhedor). Ajudando na fase inicial, a criança a escolher o objeto e mostrar-lhe como o usar.
No espaço Gymboree também temos um cantinho acolhedor para os nossos alunos poderem ficar mais calmos ou simplesmente para ficarem a observar os colegas, se assim quiserem.