Côco divertido! (0-6 meses)
Coloque o seu bebé deitado de barriga para cima e pendure balões nuns lenços, por cima do bebé. O bebé irá tentar alcançar os balões e irá aprender mais sobre a relação de causa-efeito associada aos movimentos das mãos, braços e pernas.
Balança, balança (6-10 meses)
Num lençol dobrado ao meio, sente o bebé ou deite-o de barriga para baixo, como o bebé preferir e peça ajuda, para balançar o bebé. Enquanto balança, cante uma canção:
“Enquanto balançamos, balançamos, balançamos.
Enquanto balançamos, sentimo-nos bem!”
Balançar incentivou o desenvolvimento do equilíbrio dinâmico (balançar enquanto se move).
Bowling (10-16 meses)
Coloque garrafas de plástico usadas, juntas como se fosse um conjunto de pinos de bowling. Sente o bebé de frente com uma bola, e ensine-o a rolar a bola contra as garrafas.
Cores diferentes (16-22 meses)
Ensine o seu bebé a associar cores diferentes às duas palavras – vermelho para o quente e
azul para o frio. Faça com diferentes objetos (lenços, bolas,…) vermelhos e azuis
colocando-os em caixas diferentes.
A caça ao osso (22-28 meses)
Peça ao seu filho que finja que são cães e que vão esconder os ossos. Quem irá descobrir o osso de quem?
Esta brincadeira permitiu o fortalecimento das competências de pensador criativo, por exemplo, no momento em que está a fingir estar a escavar um buraco no canteiro para esconder o osso. Também será divertido esconder os ossos para os pais procurarem!
Guardar o rebanho (28-36 meses)
Fale com o seu filho sobre o que ela pensa sobre o que é guardar o rebanho e o que isso implica. Irá puxar pela imaginação e pensamento do seu filho. O crescente desenvolvimento do pensamento simbólico e da brincadeira imaginativa é enriquecido pela atividade do cão que
guarda o rebanho. Imitando os movimentos, comportamentos e sons dos cães desenvolve a criatividade. Esta atividade possibilitou também a partilha da brincadeira com os pares, o que fomenta as competências sociais.
Toca,toca,toca (3-5 anos)
Treine as minhas competências rítmicas com a ajuda do tambor (palmas nas pernas)!
“Alto, Alto, Alto”
Alto, alto, alto
Até tocar no tecto
Baixo, baixo, baixo
Até tocar no chão
Sobe, sobe, sobe
Até tocar no tecto
Desce, desce, desce até tocar no chão.
Vamos brincar com Luzes e Sombras com a Professora Patricia?