Carinho, Protecção e Respeito

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Gymboree Portugal
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
A polémica parece estar instalada. Onde? Estados Unidos da América. Motivo? Um novo reality show – “Baby Borrowers”. Alguns bebés e crianças serão emprestados pelos seus próprios pais, por alguns dias, a um grupo de adolescentes que terá como missão provar a sua competência para cuidar…

Embora a situação ocorra do outro lado do oceano, penso que haverá motivo para reflectir sobre este assunto. E os ângulos de análise poderão ser diversos. Eu tenho pensando naqueles que são os “participantes à força”. Indiscutivelmente, está aqui em causa o bem-estar (global) de seres vulneráveis – bebés e crianças- que necessitam carinho, protecção e respeito. Eles serão separados dos seus pais, que depois do programa continuarão a ser seus pais, num momento crucial da sua vida. A separação dos pais ou de outro adulto cuidador de confiança, mesmo que por “apenas” três dias constituirá um período de stress para o bebé. Ele será entregue ao cuidado de alguém totalmente estranho e que, ao que parece, não tem também qualquer tipo de experiência no cuidado de bebés e crianças.
A investigação realizada ao longo de largas décadas tem demonstrado de forma consistente que a vinculação tem impacto quer no início da descoberta do “novo mundo” após o nascimento, quer em padrões de relacionamento posteriores, na idade adulta. O bebé necessita dos seus cuidadores, em quem confia, para se sentir seguro para explorar e conhecer o mundo que o rodeia, para se conhecer a si próprio e para estabelecer relações com os outros. Num dia aprendo a confiar numa pessoa… Noutro dia essa pessoa desaparece e surgem outras pessoas que não conheço e que não me conhecem. Depois volta a aparecer… Estou confuso. O que sentir? O que pensar? Apesar de não falarem, estes bebés terão muito a dizer… E arranjarão forma de se manifestar. No presente e no futuro.

Eles precisam de carinho, protecção e respeito!
I.M.
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top