Os melhores brinquedos para bebés (dos 0 aos 3 anos)

Junte-se a nossa lista

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Art Classes I Gymboree
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Que brinquedos escolher?

O Natal está a chegar e com ele a escolha dos brinquedos para os mais pequenos. Pode ser uma tarefa árdua encontrar aquele exato brinquedo que a criança tanto quer ou que achamos que fará as delícias do nosso bebé. E apesar de desejar ver o sorriso deslumbrado da criança a receber o seu presente preferido, relaxe, pois temos boas dicas para si que poderão aliviar um pouco essa pressão. Pois, na verdade, o melhor brinquedo para a criança é como bem sabe, o seu tempo, a sua atenção… portanto, “be in the moment”.

Opte por presentes que façam brilhar a imaginação do seu filho e que criem memórias que perduram no tempo.

As crianças exploram o mundo através da brincadeira, descobrindo como os objetos funcionam e como as pessoas pensam, o que sentem e como reagem em diferentes situações.

A brincadeira também é um momento em que a criança põe em prática muitas das suas capacidades, como a linguagem para contar histórias fantásticas, a criatividade para construir o seu carro de bombeiros, a imaginação que a leva a viajar num foguetão até à lua, e ainda a capacidade de resolver problemas quando a bola é demasiado grande para caber naquele cesto…

coisas boas

Quer uma ajuda na escolha dos brinquedos a oferecer neste Natal?

Estas sugestões vão despertar a imaginação dos pequenotes e vão resistir para além do entusiasmo dos primeiros dias😊

E os brinquedos eletrónicos? Não é verdade que os brinquedos mais sofisticados sejam aqueles que mais estimulam o cérebro do bebé. Não há  investigação que mostre que as luzes e os sons dos brinquedos aumentam o desenvolvimento neuronal. Lembre-se: Quanto mais o brinquedo fizer, menos o seu filho vai aprender.

E o uso de tecnologia para entreter as crianças? Saiba mais aqui.

Do nascimento aos 9 meses:

  • Brinquedos sensoriais como móbiles, pequenas maracas e mordedores.
  • Brinquedos Pop-up (um boneco a aparecer dentro de uma caixa) e caixas com vários objetos para o bebé explorar, com diferentes texturas, cores e tamanhos.
  • Brinquedos faz-de-conta para os mais pequeninos brincarem em segurança, como bonecos e carros.
  • Instrumentos musicais simples (maracas, tambor, xilofone, pau de chuva).
  • Pequenos livros de folhas grossas, em tecido ou cartão. Fique a par dos melhores livros para ler com o seu bebé.

livro

Dos 9 aos 18 meses:

  • Brinquedos que imitam elementos da vida real, como ferramentas, comida, animais, panelas e outros utensílios da cozinha.
  • Copos de encaixe, torres de argolas e puzzles de peças com pegas, que estimulam a capacidade de resolução de problemas.
  • Brinquedos para empurrar e puxar ( carrinhos com um fio para o bebé puxar com os seus brinquedos ou andarilhos para os primeiros passos do bebé ) que acompanham a crescente atividade motora do bebé.
  • Bolas de diferentes tamanhos, cores e texturas.

Veja as nossas dicas para brincar com a bola musical da Chicco.

 

 

Dos 18 aos 36 meses:

artística

  • Materiais para atividades artísticas como canetas, lápis, tintas e plasticina.
  • Roupas, sapatos e adereços de disfarce para brincar ao faz-de-conta, objetos da cozinha, balde e esfregona, uma mala de médico, um telefone de brincar, veículos, animais, ferramentas, bonecos…
  • Puzzles simples, cubos com diferentes formas para encaixe, blocos de construção de diferentes materiais (madeira, plástico, espuma…)
  • Bolas e um jogo de bowling adaptado para a idade.
  • Livros divertidos com a Fnac.

A sua presença é o melhor presente. As férias são um tempo para criar tradições e construir memórias. Assegure-se que faz o tempo andar devagar e “apenas esteja” a desfrutar desse tempo em família.

Você é o brinquedo preferido do seu filho e a sua companhia e atenção são tudo para ele!

Neste Natal, que se avizinha diferente de tantos outros, aproveite para recordar tradições especiais desta época ou criar novas tradições em família, e que cada momento seja ocasião de encontro, união e de alegres brincadeiras! E porque não uma viagem ao mundo da neve?

Conte-nos tudo sobre as vossas brincadeiras preferidas de Natal.

(artigo adaptado de Best toys for babies and toddlers em https://www.zerotothree.org/resources/2985-best-toys-for-babies-toddlers)

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Artigos Relacionados

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Subscreva para receber as dicas do Gymbo!

Mantenha-se atualizado com nossas Dicas para o Desenvolvimento do seu Filho, Eventos Especiais e Descontos Exclusivos para Assinantes.

Aula Grátis - Gymboree Portugal
Scroll to Top